Da prosódia à obra musical: mecanismos de fonação que interferem no processo criativo

Autores

  • José Luís Postiga Inet-MD - DeCA - Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-0550-5732
  • Elsa Morgado Center for Studies in Education and Innovation (CI&DEI), Polytechnic Institute of Viseu, Viseu, Portugal. Polytechnic Institute of Bragança, Bragança, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3653-7876
  • Levi Leonido University of Trás-os-Montes e Alto Douro, School of Human and Social Sciences, Portugal. Catholic University - Center for Research in Arts Sciences and Technologies, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.41514

Palavras-chave:

Análise Musica, Criação interartística, Fonética, Prosódia

Resumo

A expressão verbal é possuidora de parâmetros globais que atravessam a própria organização da língua em que é realizada. Neste sentido, a prosódia, conceito responsável por essa universalidade, é capaz de aproximar a comunicação verbal à expressão musical, esta entendida como a linguagem transversal dos sons, pois ambas partilham parâmetros de ritmo, curva melódica, intensidade e duração, tom, timbre, entre outros. Assim, é possível encontrar um paralelismo nos processos de análise e categorização de parâmetros prosódicos e musicais, permitindo uma inter-relação bidirecional que promove o desenvolvimento de novos objetos sonoros, traduzidos em expressões criativas musicais ou fonéticas. Deste processo não pode ser separável o binómio instrumento musical/instrumento fonador, considerando-se as características mecânicas de um e fisionómicas de outro, como elementos fundamentais no processo comunicativo entre saberes, observando-se a análise aos comportamentos organológicos na produção do som como fator determinante para todo o sistema. O caso de “Eternidade”, para piano solo, é representativo da direção Verbo-Música, onde a organização do conceito poético-linguístico define o aspeto formal, enquanto o elemento prosódico promove a construção dos diferentes objetos que se definem musicalmente e completam a dinâmica do processo criativo.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)