Avaliação da Visão Funcional em Crianças: Revisão da Literatura

Autores

  • LDF Rossi Fisioterapeuta, Setor de Baixa Visão Infantil do Hospital São Geraldo, Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG) – Brazil
  • GC Vasconcelos Oftalmologista, coordenador do Setor de Baixa Visão Infantil do Hospital São Geraldo, Hospital das Clínicas - UFMG - Belo Horizonte (MG) - Brazil
  • GR Saliba Terapeuta ocupacional, Setor de Baixa Visão Infantil do Hospital São Geraldo, Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG) - Brazil
  • AO Brandão Terapeuta ocupacional, Setor de Baixa Visão Infantil do Hospital São Geraldo, Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG) - Brazil
  • RHC Amorim Neurologista, professor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG,- Belo Horizonte (MG) - Brazil

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.6153

Palavras-chave:

Baixa visão, visão funcional, pré-escolar.

Resumo

Objetivo: Revisão da literatura nas línguas portuguesa e inglesa sobre a avaliação da visão fun- cional em crianças. Desenho do estudo: Revisão bibliográfica. Métodos: Pesquisa nas bases de dados Bireme, Pubmed, Cochrane, Scielo, Lilacs, Scopus e Sciencedirect, com as palavras-chave: funções visuais; avaliação funcional da visão; avaliação da visão funcional; desenvolvimento visual, estimulação visual; visão subnormal; baixa visão; crianças; pré-escolares. Após seleção dos artigos, foram analisados os artigos relevantes. Resultados: O pequeno número de estudos de validação sobre avaliação da visão funcional, a diversidade de faixas etárias e a utilização de um mesmo modelo para crianças com e sem alte- rações neurológicas são achados da presente revisão de literatura. Alguns grupos desenvolveram trabalhos voltados para bebês recém-nascidos ou no primeiro trimestre de vida, com objetivo de triagem visual, outros a observação da funcionalidade visual de crianças normais, em busca de dados normativos para a população. Há ainda estudos que procuraram obter informações sobre a visão funcional de acordo com grupos específicos por doença ocular. Podem ser encontrados alguns questionários específicos para avaliação da visão funcional e questionários de qualidade de vida relacionados à visão, que tratam da visão funcional. Conclusões: A metodologia utilizada nos estudos é conflitante, o que dificulta sua comparação. Os autores concluem que há a necessidade de estudos com maior rigor metodológico, sendo um campo vasto a pesquisa.

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Como Citar

Rossi, L., Vasconcelos, G., Saliba, G., Brandão, A., & Amorim, R. (2014). Avaliação da Visão Funcional em Crianças: Revisão da Literatura. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 37(1). https://doi.org/10.48560/rspo.6153

Edição

Secção

Artigos de Revisão