Conhecimento sobre suporte básico de vida em estudantes do ensino superior de ciências da saúde

Autores

  • Pedro Miguel Barreira Preto Unidade Local de Saúde do Nordeste, EPE. Unidade Hospitalar de Bragança, Bragança, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6488-4533
  • Carlos Pires Magalhães Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0170-8062
  • Adília Maria Pires da Silva Fernandes Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1658-4509

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20182

Palavras-chave:

estudantes de ciências da saúde, primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar, conhecimento

Resumo

Enquadramento: A paragem cardiorrespiratória constitui um grave problema que prossupõe uma atuação imediata de terceiros, devendo-se para tal recorrer ao suporte básico de vida (SBV).

Objetivo: Avaliar os conhecimentos em SBV, em estudantes do ensino superior da área da saúde, e analisar as associações entre o nível de conhecimento e variáveis sociodemográficas, académicas e de contexto socioeducativo.

Metodologia: Estudo correlacional, transversal, quantitativo, efetuado numa amostra de estudantes do ensino superior.

Resultados: Obteve-se uma amostra de 683 estudantes, em média com 21 anos de idade e maioritariamente do sexo feminino. A pontuação média dos conhecimentos foi de 11,79 pontos, numa escala de 0 a 20. O nível de conhecimentos está relacionado de forma estatisticamente significativa, com a licenciatura e o ano de curso frequentado, com o terem frequentado um curso/formação em SBV, com a frequência de unidades curriculares onde se abordaram conteúdos de SBV.

Conclusão: As pontuações médias obtidas enquadram-se num nível suficiente, destacando-se com pontuações mais elevadas os seguintes grupos: estudantes de 4º ano; curso de enfermagem; formação prévia em SBV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Al-Mohaissen, M. A. (2017). Knowledge and attitudes towards basic life support among health students at a Saudi women’s university. Sultan Qaboos University Medical Journal, 17(1), e59–e65. https://doi.org/10.18295/squmj.2016.17.01.011

Alanazi, A., Alsalmah, M., Alsomali, O., Almurshdi, A., Alabdali, A., Al-Sulami, M., Al-Nemer, A., Al-Qusairy, A., Aloraibi, S., & Iqbal, Z. (2014). Poor Basic Life Support awareness among medical and college of applied medical sciences students necessitates the need for improvement in standards of BLS training and assessment for future health care providers. Middle-East Journal of Scientific Research, 21(5), 848–854. https://doi.org/10.5829/idosi.mejsr.2014.21.05.82335

Alotaibi, O., Alamri, F., Almufleh, L., & Alsougi, W. (2016). Basic Life Support: Knowledge and attitude among dental students and staff in the College of Dentistry, King Saud University. Saudi Journal for Dental Research, 7(1), 51–56. https://doi.org/10.1016/j.sjdr.2015.06.001

Awadalla, N. J., Al Humayed, R. S., & Mahfouz, A. A. (2020). Experience of Basic Life Support among king khalid university health profession students, southwestern Saudi Arabia. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(13), 1–7. https://doi.org/10.3390/ijerph17134822

Bossaert, L., & Chamberlain, D. (2013). The European Resuscitation Council: Its history and development. Resuscitation, 84(10), 1291–1294. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2013.07.025

Dixe, M. A., & Gomes, J. C. (2015). Knowledge of the Portuguese population on Basic Life Support and availability to attend training. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 49(4), 636–644. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000400015

Durak, H., Çertug, A., Çalişkan, A., & Dalen, J. (2006). Basic Life Support skills training in a first year medical curriculum: Six years’ experience with two cognitive–constructivist designs. Medical Teacher, 28(2), e49–e58. https://doi.org/10.1080/01421590600617657

García-Suárez, M., Méndez-Martínez, C., Martínez-Isasi, S., Gómez-Salgado, J., & Fernández-García, D. (2019). Basic Life Support training methods for health science students: A systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(5), 768. https://doi.org/10.3390/ijerph16050768

Grupo de Trabalho. (2018). Requalificação do programa nacional de desfibrilhação automática externa (GT – RDAE): Despacho nº 2715/2018: Relatório final. https://www.inem.pt/wp-content/uploads/2018/07/Documento-Final-GT-RDAE-20_7_2018.pdf

Khader, K. A., Al-ghamdi, A. N., Youssef, H. A., Ahmad, A. I., Ayasreh, I. R., Al-mawajdeh, N. A., & Mohammed, A. A. (2016). Awareness and knowledge of health-college students of cardiopulmonary resuscitation at Taif University, Saudi Arabia. International Journal of Multidisciplinary and Current Research, 4, 348–351. http://ijmcr.com/wp-content/uploads/2016/04/Paper25348-351.pdf

Kose, S., Akin, S., Mendi, O., & Goktas, S. (2020). The effectiveness of basic life support training on nursing students’ knowledge and Basic Life Support practices: A non-randomized quasi-experimental design. African Health Sciences, 20(2), 966–976. https://doi.org/10.4314/ahs.v20i2.53

López, M. P., Martínez-Isasi, S., Barcala-Furelos, R., Fernández-Méndez, F., Santamariña, D. V, Sánchez-Santos, L., & Rodríguez-Nuñez, A. (2018). Un primer paso en la enseñanza del Soporte Vital Básico en las escuelas: La formación de los profesores. Anales de pediatría,89(5), 265-271. https://doi.org/10.1016/j.anpedi.2017.11.002

Mejia, C. R., García-Saavedra, M., Benites-Flores, I., Ordinola-Calle, D., Failoc-Rojas, V. E., Valladares-Garrido, D.,Talledo-Ulfe, L., Valladares-Garrido, M., Bendezú-Quispe, G., Fasanando-Vela, R., Vásquez-García, G., Chaucayanqui-Gil, D. P., Herrera-Gonzales, D., Paredes-S, L., Arévalo-Oliva, C. E., Bravo-Bravo, A. A., Alvarado-Roque, A., Alvarado-Córdova, R. E., Jiménez-Núñez, D., Escalante-Kanashiro, R., & Mezones-Holguín, E. (2016). Factors associated with knowledge of Basic Life Support in medical students from nine Peruvian universities. Revista Mexicana de Cardiología, 27(2), 87-94. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-21982016000200087&lng=es&tlng=en

Nolan, J. P., Soar, J., Zideman, D. A., Biarent, D., Bossaert, L. L., Deakin, C., Koster, R. W., Wyllie, J., & Böttiger, B. (2010). European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2010 section 1: Executive summary. Resuscitation, 81(10), 1219–1276. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2010.08.021

Perkins, G. D., Handley, A. J., Koster, R. W., Castrén, M., Smyth, M. A., Olasveengen, T., Monsieurs, K. G., Raffay, V., Gräsner, J.-T., Wenzel, V., Ristagno, G., & Soar, J. (2015). European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2015: Section 2: Adult Basic Life Support and Automated External Defibrillation. Resuscitation, 95, 81–99. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2015.07.015

Sá-Couto, C., & Nicolau, A. (2019). General public’s knowledge regarding Basic Life Support: A pilot study with a Portuguese sample. Acta Médica Portuguesa, 32(2), 111–118. https://doi.org/10.20344/amp.10971

Saquib, S. A., Al-Harthi, H. M., Khoshhal, A. A., Shaher, A. A., Al-Shammari, A. B., Khan, A., Al-Qahtani, T. A., & Khalid, I. (2019). Knowledge and attitude about Basic Life Support and emergency medical services amongst healthcare interns in university hospitals: A cross-sectional study. Emergency Medicine International, 2019. https://doi.org/10.1155/2019/9342892

Vural, M., Koşar, M. F., Kerimoğlu, O., Kızkapan, F., Kahyaoğlu, S., Tuğrul, S., & İşleyen, H. B. (2017). Cardiopulmonary resuscitation knowledge among nursing students: A questionnaire study. Anatolian Journal of Cardiology, 17(2), 140–145. https://doi.org/10.14744/AnatolJCardiol.2016.7156

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Preto, P. M. B., Magalhães, C. P., & Fernandes, A. M. P. da S. (2021). Conhecimento sobre suporte básico de vida em estudantes do ensino superior de ciências da saúde. Revista De Enfermagem Referência, 5(8), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV20182

Edição

Secção

Artigos de Investigação