Escala de Atribuições de Causalidade e Rendimento Escolar: Estudo de Evidência de Validade de Critério

The Causality Attributions Scale of school performance: a study of validity criterion evidence

  • Adriana Satico Ferraz Universidade São Francisco, Campus Campinas/SP; Brasil
  • Acácia Angeli dos Santos Universidade São Francisco, Campus de Campinas/SP, Brasil
  • Leandro da Silva Almeida Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Portugal

Resumo

O objetivo deste estudo foi conferir a evidência de validade de critério concorrente para a Escala de Avaliação das Atribuições de Causalidade para Alunos do Ensino Fundamental (EAVAT-EF), tendo como variável critério o rendimento escolar. Considerou-se como medida de rendimento as classificações dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e a sua autopercepção de rendimento na escola. Participaram 661 alunos de escolas públicas brasileiras do Ensino Fundamental I e II (3.º ao 9.º ano), de ambos os gêneros, com idades entre 8 e 17 anos (M= 11.82; DP= 1.91). O modelo de predição do rendimento escolar constituiu-se pelos fatores da EAVAT-EF acrescido às variáveis gênero, número de repetências e autopercepção de rendimento, e foi testado nos dois ciclos do Ensino Fundamental. Este modelo funcionou apenas para o Ensino Fundamental II. No Ensino Fundamental I, por meio da análise de regressão linear, os fatores da EAVAT-EF tiveram a variância explicada menos expressiva para o rendimento escolar em comparação aos coeficientes padronizados identificados no Ensino Fundamental II. Considera-se que as atribuições de causalidade têm impacto no rendimento escolar avaliado por meio das classificações e da autopercepção de rendimento dos alunos, e vice-versa. Os resultados sugerem, ainda, que este impacto se consolida, tornando-se cada vez mais relevante com o avançar na escolaridade.

Palavras-chave:Atribuição causal; Motivação para a aprendizagem; Ensino Básico; Avaliação psicoeducacional

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Publicado
2019-06-08
Como Citar
Ferraz, A., Santos, A., & Almeida, L. (2019). Escala de Atribuições de Causalidade e Rendimento Escolar: Estudo de Evidência de Validade de Critério. Revista Portuguesa De Educação, 32(1), 125-139. https://doi.org/10.21814/rpe.14279
Secção
Artigos