Formación ciudadana y abandono escolar: La ciudadanía negada

Citizenship education curriculum and school dropout: denied citizenship

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14753

Resumo

O artigo que apresentamos expõe as contradições entre a formação para a cidadania e o abandono escolar. A primeira parte analisa as iniciativas curriculares na política educacional chilena no que diz respeito à formação para a cidadania na escola desde os anos 90 até ao ano de 2016. Na segunda parte, aborda-se o abandono escolar e a realidade quotidiana dos sujeitos que abandonam a escola e se sentem abandonados por ela, em contraste com o discurso curricular oficial. A experiência de uma cidadania negada, não sendo “parte da parte” e não podendo beneficiar do grande direito à educação, é visível nas matrizes emergentes resultantes da análise do discurso de entrevistas com jovens em risco de abandono no Chile (no norte, centro e sul do país).

Palavras-chave: Cidadania; Currículo de educação para a cidadania; Abandono escolar

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Biografias Autor

Natalia Vallejos Silva, PUCV

Doctora en Educación © Universidad de la Coruña España.

Magister en Historia y magister en educación.

Investigadora: línea de educación y ciudadanía CIE 160009 CONICYT-Chile

José Félix Angulo Rasco, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile

Doctor en educación catedrático de Educación Universidad de Cádiz España

Investigador principal proyecto: FONDECYT 1150509 CONICYT-Chile

Investigador principal línea 6 evaluación y currículum CIE 160009 CONICYT-Chile

Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Redon Pantoja, S., Vallejos Silva, N., & Angulo Rasco, J. F. (2018). Formación ciudadana y abandono escolar: La ciudadanía negada: Citizenship education curriculum and school dropout: denied citizenship. Revista Portuguesa De Educação, 31(2), 5–22. https://doi.org/10.21814/rpe.14753

Edição

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