Escrita, mediação e reescrita na universidade

Os bilhetes orientadores como estratégia pedagógica para a reflexão linguístico-textual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18321

Palavras-chave:

Mediação e (re)escrita, Bilhetes orientadores, Produção de notas de leitura na graduação

Resumo

À luz do conceito de zona de desenvolvimento proximal (Vygotsky, 1978, 2008) e da teoria da ressonância (Sommers, 1980), almejamos, neste artigo, analisar como a interação entre professor/monitoras e estudantes, por meio de bilhetes orientadores (Brannon & Knoblauch, 1982; Gimbel & Mills, 2013; Mangabeira et al., 2011; Smith, 1997; Sommers, 1982), pode potencializar a reescrita de notas de leitura, levando em consideração: a atuação docente em processos de composição de textos (Flower & Hayes, 1981; Murray, 1997); os papéis do professor na correção/mediação de textos (Smith, 1997; Straub, 1996; Tribble, 1996); e as tendências de correção/mediação de textos (Ruiz, 1998; Serafini, 1995). Nossa pesquisa, inscrita em um paradigma qualitativo, teve início a partir de uma ação prevista na disciplina “Prática de Textos”, ofertada ao curso de graduação em Letras da Universidade de Brasília, que consistia na escrita de uma nota de leitura, em apreciação a um texto teórico de nossa disciplina, com as seguintes ações posteriores: debates sobre o texto teórico em sala de aula, mediação da produção escrita por meio de bilhetes orientadores, reescrita da produção escrita e entrevista semiestruturada. Os resultados da investigação revelaram que tais bilhetes promoveram nos aprendizes reflexividade acerca dos processos de (re)escrita, a partir da sinalização quanto aos investimentos linguístico-textuais a serem realizados em suas produções.

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Biografias Autor

Rodrigo Albuquerque, Universidade de Brasília

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília e professor na mesma instituição

Ana Paula Mota, Graduada em Comunicação - Publicidade e Propaganda pelo IESB e graduanda em Letras - Português pela UCB

Graduada em Comunicação - Publicidade e Propaganda pelo IESB e graduanda em Letras - Português pela UCB

Karine Oliveira, UnB

Graduada em Língua e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela UnB e graduanda em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela mesma instituição

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Albuquerque, R. ., Mota, . A. P. ., & Oliveira, K. . (2020). Escrita, mediação e reescrita na universidade: Os bilhetes orientadores como estratégia pedagógica para a reflexão linguístico-textual. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 48–70. https://doi.org/10.21814/rpe.18321

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Artigos