Epistemologias do Sul para uma educação emancipatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.23880

Palavras-chave:

Mudança educacional, Colonialismo, Educação humanista, Epistemologia, Pedagogia

Resumo

O artigo desenvolve uma argumentação sobre as Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos como meio de emancipar a educação escolar. A análise é enquadrada na sociologia da educação, de onde nasce um diálogo epistemológico sobre as possibilidades de reinventar os processos de formação educacional, levando em conta as contínuas transformações das sociedades e o surgimento de paradigmas, teorias, abordagens na educação. Ela mergulha em uma crítica das epistemologias que têm regido, com certeza, os currículos educacionais, eliminando os conhecimentos considerados como não científicos, ou seja, aqueles que não são quantificáveis ou mensuráveis para o método científico. Em conclusão, para uma emancipação da educação, os processos de ensino e aprendizagem devem ser reestruturados, ou seja, sugere-se repensar estes processos e orientá-los para uma educação para a vida com sentido global e que transcenda o conhecimento especializado: uma educação transdisciplinar.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Estrada García, A. (2023). Epistemologias do Sul para uma educação emancipatória. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23003. https://doi.org/10.21814/rpe.23880