“Fazer mais e melhor com aquilo que temos”: Sentidos de performatividade que disputam o significante “qualidade de educação” no Plano Estratégico de Educação de Moçambique (PEE/2012-2016)

Autores

  • Talita Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Hermínio Ernesto Nhantumbo Universidade São Tomás, Moçambique.

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.24224

Palavras-chave:

Qualidade da educação, Moçambique, Performatividade, Plano Estratégico de Educação

Resumo

Este artigo foi produzido com base em aportes pós-estruturais e pós-fundacionais que possibilitaram a interpretação das disputas em torno das tentativas de fixar sentidos de performatividade para significar qualidade da educação no Plano Estratégico de Educação de Moçambique (PEE/2012-2016). As contribuições de aportes teóricos da Teoria do Discurso sustentam o argumento de que a produção de sentidos de qualidade da educação acontece em contextos contingentes, precários e provisórios marcados por disputas em torno daquilo que pode ser entendido como qualidade da educação em Moçambique. Por outro lado, as reflexões derridianas sobre a fluidez e precariedade de qualquer formação discursiva possibilitaram a compreensão dos processos de produção, disputas e negociações de sentido como atos de linguagem. Atos que, arbitrária e contingencialmente, produzem o que enunciam. Dessa perspectiva, foi possível interpretar que, no âmbito do PEE/2012-2016, essas enunciações favorecem a circulação de sentidos de qualidade carregados de uma dimensão performática.

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Biografia Autor

Hermínio Ernesto Nhantumbo, Universidade São Tomás, Moçambique.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, bolsista do CNPq através do Programa de Estudante-Convénio de Pós-Graduação - PEC-PG. Possui mestrado em Educação pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2015) e Graduação em Ensino de Filosofia pela mesma universidade. Atualmente é Investigador/Pesquisador Assistente da Escola Superior de Jornalismo. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Comunicação Social

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Publicado

2023-04-21

Como Citar

Pereira, T., & Nhantumbo, H. E. . (2023). “Fazer mais e melhor com aquilo que temos”: Sentidos de performatividade que disputam o significante “qualidade de educação” no Plano Estratégico de Educação de Moçambique (PEE/2012-2016). Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23009. https://doi.org/10.21814/rpe.24224