Saberes ensinados, público pretendido e intencionalidades nos primórdios da escola noturna (Rio Grande do Sul, Brasil, 1884-1937)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.24717

Palavras-chave:

Escola noturna, Aluno pobre, Escolarização, Imprensa periódica

Resumo

Este artigo apresenta a análise das menções ao ensino noturno localizadas no jornal A Federação, periódico republicano e abolicionista que circulou no Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1884 e 1937. A pesquisa desenvolvida dialoga com outros estudos da História da Educação e mobiliza aportes teóricos da História dos Conceitos, conforme proposta por Koselleck (2006), com vistas a identificar quais as finalidades das aulas oferecidas no período noturno, os saberes ensinados e os públicos aos quais se destinavam. A análise permitiu notar a coexistência de diferentes escopos em um mesmo período, de modo que, em alguns casos, o adjetivo noturno se referia à oferta de cursos de preparação e aperfeiçoamento para o trabalho, tais como escrituração mercantil ou desenho topográfico, enquanto, em outros casos, tratava do ensino elementar destinado a crianças pobres, mulheres, e adultos e meninos(as) trabalhadores(as).

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Biografias Autor

Natália Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Natália Gil é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (Brasil). Pedagoga e historiadora, atua como professora e pesquisadora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e coordenadora do projeto de pesquisa interinstitucional “Exclusão escolar na história brasileira: persistências e resistências (1920-2020)”, financiado pelo CNPq (processo nº 420799/2018-4).

Luísa Grando, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Luísa Grando é bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e integrante da equipe de pesquisa que desevolve atualmente o projeto "Exclusão escolar na história brasileira: persistências e resistências (1920-2020)"

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

Gil, N., & Grando, L. (2023). Saberes ensinados, público pretendido e intencionalidades nos primórdios da escola noturna (Rio Grande do Sul, Brasil, 1884-1937). Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23024. https://doi.org/10.21814/rpe.24717