Metodologias ativas na educação médica: Percepção de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.25193

Palavras-chave:

Métodos ativos, Ensino-aprendizagem, Estudantes, Educação Médica

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a percepção dos discentes de medicina sobre a utilização de metodologias ativas em sua formação acadêmica. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando-se a aplicação de questionário on-line, contando com a participação de 140 estudantes do curso de Medicina de uma universidade federal brasileira. Os resultados revelam que, para a maioria dos/as estudantes, as metodologias ativas constituem uma experiência inovadora a qual exige um período de adaptação inicial, mas que se mostra capaz de contribuir efetivamente para o aprendizado e formação crítica dos sujeitos, preparando-os de forma adequada para a atuação profissional. Os/as discentes destacaram como principais vantagens dessas metodologias: a capacidade de estimular o autoestudo; o desenvolvimento de um sujeito crítico-reflexivo e o dinamismo do processo educacional; e como fragilidades: a exigência de maturidade discente; lacunas no processo de ensino; carência de suporte no processo de adaptação e insegurança quanto à aprendizagem. Ouvir os/as estudantes revelou a necessidade de transformações epistemológicas em relação às posturas de todos os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, exigindo permanente reflexão e crítica à prática educativa para seu aprimoramento.

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Biografias Autor

Sarah Beatriz Soares de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Possui Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM (2020), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São João del-Rel (2016),Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelas Faculdades Santo Agostinho (2012), Graduaçãoem Pedagogia pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE (2010), curso Técnico emAdministração pelo Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG (2014) . Trabalhou como docente nos AnosIniciais da Educação Básica em 2011 e 2012 e como Analista Educacional na Secretaria de Estado de Educaçãode Minas Gerais/ Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros - MG, de 2013 a 2017. Atualmente,trabalha como Pedagoga no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM, campus Diamantina.

Sandro Vinícius Sales dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (Pedagogia/FIH/UFVJM) e pesquisador do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFVJM) e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas (MPICH-UFVJM). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e inclusão social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, crianças de zero a seis anos, relações de gênero, didática; planejamento e avaliação educacional; formação de professores.

Maria José Batista Pinto Flores, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Professora Adjunta-A da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela FaE-UFMG (2014) no Programa de doutorado Latino Americano: políticas públicas e profissão docente. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia (2006;2001) pela FaE-UFMG, especialista em Educação a Distância pelo SENAC-MG (2009). Atua como docente do Ensino Superior lecionando: Teorias e Práticas Pedagógicas, Didática do Ensino Superior, Didática na licenciatura, Metodologias de Ensino a Distância, Análise da Prática pedagógica. diretora de Inovação e Metodologia no Ensino (2018- atual) da PROGRAD/UFMG. Pesquisadora do GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da UFMG e do LEPED-UFRJ Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Pesquisa sobre pedagogia e docência na educação básica e superior com interesse sobre: teorias pedagógicas, avaliação, processos de ensino aprendizagem, práticas pedagógicas, pedagogia universitária, desenvolvimento profissional docente e atuação de pedagogos(as) nas instituições de educação básica e superior.

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

Soares de Oliveira, S. B., Sales dos Santos, S. V., & Batista Pinto Flores, M. J. (2023). Metodologias ativas na educação médica: Percepção de estudantes. Revista Portuguesa De Educação, 36(2), e23038. https://doi.org/10.21814/rpe.25193