Active methodologies in medical education: Students' perception

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.25193

Keywords:

Active methods, Teaching-learning, Students, Medical education

Abstract

The aim of this article is to analyze the perception of medical students about the use of active methodologies in their academic education. This is a qualitative study, using an online questionnaire, with the participation of 140 students from a Brazilian federal university. The results reveal that, for most students, the active methodologies constitute an innovative experience that requires an initial adaptation period, but that is capable of effectively contributing to the learning and critical formation of the subjects, preparing them in an adequate form for professional performance. As main advantages of these methodologies, students highlighted the ability to stimulate self-study, the development of a critical-reflective subject and the dynamism of the educational process; and as weaknesses: the demand for student maturity; gaps in the teaching process; lack of support in the adaptation process and insecurity regarding learning. Listening to students revealed the need for epistemological changes in relation to the attitudes of all subjects in the teaching-learning process, requiring permanent reflection and criticism of educational practice for its improvement.

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Author Biographies

Sarah Beatriz Soares de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Possui Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM (2020), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São João del-Rel (2016),Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelas Faculdades Santo Agostinho (2012), Graduaçãoem Pedagogia pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE (2010), curso Técnico emAdministração pelo Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG (2014) . Trabalhou como docente nos AnosIniciais da Educação Básica em 2011 e 2012 e como Analista Educacional na Secretaria de Estado de Educaçãode Minas Gerais/ Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros - MG, de 2013 a 2017. Atualmente,trabalha como Pedagoga no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM, campus Diamantina.

Sandro Vinícius Sales dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (Pedagogia/FIH/UFVJM) e pesquisador do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFVJM) e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas (MPICH-UFVJM). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e inclusão social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, crianças de zero a seis anos, relações de gênero, didática; planejamento e avaliação educacional; formação de professores.

Maria José Batista Pinto Flores, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Professora Adjunta-A da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela FaE-UFMG (2014) no Programa de doutorado Latino Americano: políticas públicas e profissão docente. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia (2006;2001) pela FaE-UFMG, especialista em Educação a Distância pelo SENAC-MG (2009). Atua como docente do Ensino Superior lecionando: Teorias e Práticas Pedagógicas, Didática do Ensino Superior, Didática na licenciatura, Metodologias de Ensino a Distância, Análise da Prática pedagógica. diretora de Inovação e Metodologia no Ensino (2018- atual) da PROGRAD/UFMG. Pesquisadora do GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da UFMG e do LEPED-UFRJ Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Pesquisa sobre pedagogia e docência na educação básica e superior com interesse sobre: teorias pedagógicas, avaliação, processos de ensino aprendizagem, práticas pedagógicas, pedagogia universitária, desenvolvimento profissional docente e atuação de pedagogos(as) nas instituições de educação básica e superior.

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Published

2023-11-02

How to Cite

Soares de Oliveira, S. B., Sales dos Santos, S. V., & Batista Pinto Flores, M. J. (2023). Active methodologies in medical education: Students’ perception. Portuguese Journal of Education, 36(2), e23038. https://doi.org/10.21814/rpe.25193