Metodologías activas en la educación médica: Percepción de los estudiantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.25193

Palabras clave:

Métodos activos, Enseñanza-aprendizaje, Estudiante, Educación médica

Resumen

El propósito de este artículo es analizar la percepción de los estudiantes de medicina sobre el uso de metodologías activas en su formación académica. Se trata de un estudio cualitativo, mediante una aplicación de cuestionario en línea, con la participación de 140 estudiantes de medicina de una universidad federal brasileña. Los resultados revelan que, para la mayoría de los estudiantes, las metodologías activas constituyen una experiencia innovadora que requiere un período de adaptación inicial, pero que es capaz de contribuir efectivamente al aprendizaje y formación crítica de los sujetos, preparándolos en forma adecuada para el desempeño profesional. Los estudiantes destacaron como principales ventajas de estas metodologías la capacidad de estimular el autoestudio, el desarrollo de un sujeto crítico-reflexivo y el dinamismo del proceso educativo; y como debilidades la exigencia de madurez de los estudiantes, las brechas en el proceso de enseñanza, la falta de apoyo en el proceso de adaptación y la inseguridad en el aprendizaje. La escucha de los estudiantes reveló la necesidad de transformaciones epistemológicas en relación con las actitudes de todos los sujetos en el proceso de enseñanza-aprendizaje, requiriendo una permanente reflexión y crítica de la práctica educativa para su mejora.

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Biografía del autor/a

Sarah Beatriz Soares de Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Possui Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM (2020), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São João del-Rel (2016),Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelas Faculdades Santo Agostinho (2012), Graduaçãoem Pedagogia pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE (2010), curso Técnico emAdministração pelo Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG (2014) . Trabalhou como docente nos AnosIniciais da Educação Básica em 2011 e 2012 e como Analista Educacional na Secretaria de Estado de Educaçãode Minas Gerais/ Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros - MG, de 2013 a 2017. Atualmente,trabalha como Pedagoga no curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM, campus Diamantina.

Sandro Vinícius Sales dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Brasil

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (Pedagogia/FIH/UFVJM) e pesquisador do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFVJM) e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas (MPICH-UFVJM). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e inclusão social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, crianças de zero a seis anos, relações de gênero, didática; planejamento e avaliação educacional; formação de professores.

Maria José Batista Pinto Flores, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Professora Adjunta-A da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela FaE-UFMG (2014) no Programa de doutorado Latino Americano: políticas públicas e profissão docente. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia (2006;2001) pela FaE-UFMG, especialista em Educação a Distância pelo SENAC-MG (2009). Atua como docente do Ensino Superior lecionando: Teorias e Práticas Pedagógicas, Didática do Ensino Superior, Didática na licenciatura, Metodologias de Ensino a Distância, Análise da Prática pedagógica. diretora de Inovação e Metodologia no Ensino (2018- atual) da PROGRAD/UFMG. Pesquisadora do GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da UFMG e do LEPED-UFRJ Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Pesquisa sobre pedagogia e docência na educação básica e superior com interesse sobre: teorias pedagógicas, avaliação, processos de ensino aprendizagem, práticas pedagógicas, pedagogia universitária, desenvolvimento profissional docente e atuação de pedagogos(as) nas instituições de educação básica e superior.

Citas

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Publicado

2023-11-02

Cómo citar

Soares de Oliveira, S. B., Sales dos Santos, S. V., & Batista Pinto Flores, M. J. (2023). Metodologías activas en la educación médica: Percepción de los estudiantes. Revista Portuguesa De Educación, 36(2), e23038. https://doi.org/10.21814/rpe.25193