Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.25337

Palavras-chave:

Erro, Demonstração em matemática, Módulo de um número complexo, Tarefa

Resumo

Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.

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Biografias Autor

Patrícia Damas Beites, Universidade da Beira Interior, Portugal

Patrícia Damas Beites é Doutora em Matemática e Professora Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal.  É investigadora (membro integrado) do Centro de Matemática e Aplicações da UBI (CMA-UBI), com interesses de investigação em Álgebra, predominantemente Não Associativa, e Educação Matemática, com ênfase no Ensino Superior.

Misleine Andrade Ferreira Peel, Instituto Federal do Tocantins, Brasil e Universidade da Beira Interior, Portugal

Misleine Andrade Ferreira Peel é Mestre em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais e Professora Substituta doInstituto Federal do Tocantins, Araguaína, Brasil. É também Doutoranda no Doutoramento em Educação da Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Cecília Costa, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Cecília Costa é Doutora em Matemática e Professora Associada, com Agregação em Didática de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal. É investigadora (membro integrado) do CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Lab-DCT na UTAD).

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Damas Beites, P., Andrade Ferreira Peel, M., & Costa, C. (2023). Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos. Revista Portuguesa De Educação, 36(1), e23017. https://doi.org/10.21814/rpe.25337