Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.26059Palavras-chave:
Processo formativo, Criança, currículo escolar, problematização, práticas interdisciplinaresResumo
O objetivo deste artigo é analisar um processo formativo na perspectiva do desenvolvimento de um trabalho em equipe que visa à Educação Alimentar e Nutricional – EAN – de crianças de duas escolas públicas. A intenção foi aprofundar o debate sobre a temática, bem como auxiliar no processo de compreensão do tema e desenvolver alternativas de práticas pedagógicas nos anos iniciais, incluindo a EAN como constitutiva do currículo escolar. O processo envolveu professores, equipe diretiva, funcionários e familiares de uma Escola de Educação Infantil e outra de Educação Básica de um município de pequeno porte do interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. A metodologia é qualitativa e os dados foram obtidos de encontros formativos e entrevistas com professores de educação básica, os quais foram audiogravados, transcritos e analisados com base na análise textual discursiva. Da análise do corpus emergiram três categorias: a) Alimentação escolar articulada aos conteúdos disciplinares; b) Imitação como modo de aprendizagem; c) Formação de conceitos de EAN. O estudo mostra que as ações de EAN precisam ser sistemáticas e que o trabalho em equipe possibilita a articulação de saberes de diferentes áreas do conhecimento. Considera-se que o professor influencia nos hábitos alimentares de crianças, mas é importante que o tema esteja articulado com os conhecimentos científicos a partir do contexto dos saberes das vivências das crianças.
Downloads
Referências
Bezerra, J. A. B. (2018). Educação alimentar e nutricional: Articulação de saberes. Edições UFC. https://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/116-alimentacao-escolar?download=12042:educa%C3%A7%C3%A3o-alimentar-nutricional-articulacao-de-saberes
Boff, E. T. O. (2011). Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador – autor e ator – de seu fazer cotidiano escolar. [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Digital LUME. http://hdl.handle.net/10183/31787
Brasil. (2009). Lei n.° 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507, de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória no 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei no 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm
Conselho Nacional de Saúde do Brasil. (2012). Resolução n.º 466 de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras estabelecidas na resolução devem ser cumpridas nos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos que devem ainda atender aos fundamentos éticos e científicos também elencados na resolução nº 466/ 2012 do CNS. https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/06_jun_14_publicada_resolucao.html
Carvalho, A., Matos, C., Minderico, C., Tavares de Almeida, C., Abrantes, E., Mota, E. A., Nunes, E., Paixão von Amann, G., Lopes, I., Bettencourt, J., Ribeiro, J. P., Ladeiras, L., Durval, M., Martins, M., Narigão, M., Frango, P., Leal, P., Graça, P., Melo, R., & Matias Lima, R. (2017). Referencial de Educação para a Saúde. Ministério da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/referencial_educacao_saude_vf_junho2017.pdf
Dugnani, P. (2003). Beleléu. Paulinas.
Dugnani, P. (2010). Beleléu e as Cores. Paulinas.
Dugnani, P. (2011). Beleléu e as Formas. Paulinas.
Juzwiak, C. R. (2013). Era uma vez... um olhar sobre o uso dos contos de fada como ferramenta de educação alimentar e nutricional. Revista Interface: Comunicação Saúde Educação, 17(45), 473-484. https://doi.org/10.1590/S1414-32832013000200019
Kapim, G., & Abreu, A. (2014). Socorro, meu filho come mal. LeYa.
Longo-Silva, G., Taddei, J. A. de A. C., Konstantyner, T., & Toloni, M. H. de A. (2013). Percepções de educadores de creches acerca de práticas cotidianas na alimentação de lactentes: impacto de um treinamento. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 18(2), 545-552. https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000200026
Ministério da Educação do Brasil (2018) Base Nacional Comum Curricular (3.ª Ed.). MEC. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Ministério da Saúde do Brasil (2014). Guia alimentar para a população brasileira (2 ª Ed.). https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
Ministério da Educação do Brasil (2013). Resolução n.º 26 de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. https://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/4620-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-26,-de-17-de-junho-de-2013
Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil (2018) Princípios e práticas para educação alimentar e nutricional. https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/Publicacao/Educacao_Alimentar_Nutricional/Princ%C3%ADpios%20e%20Pr%C3%A1ticas%20para%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Alimentar%20e%20Nutricional_impress%C3%A3o.pdf
Montano, D., Kasprzyk, D., Glanz, K., Rimer, B., & Viswanath, K. (2008). Theory of reasoned action, theory of planned behavior, and the integrated behavior model (4th Ed.). Jossey Bass. https://www.researchgate.net/publication/233894824
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2020). Análise textual discursiva. Editora Unijuí.
Wills, J. (2009). Foundations for Health Promotion. Elsevier Health Sciences.
Silva, R. P. N. da, Lara, S., Copetti, J., Lanes, K. G., & Soares, M. C. (2017). Concepções de professores sobre os processos de educação em saúde no contexto escolar. Revista Contexto e Educação, 32 (103), 146-164. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.146-164
Silva, S. U. da, Monego, E. T., Sousa, L. M. de, & Almeida, G. M. de. (2018). As ações de educação alimentar e nutricional e o nutricionista no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência & Saúde Coletiva, 23(8), 2671-2681. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018238.19642016
Sousa, F. (2010). João e o pé de feijão. FTD Educação.
Vigotsky, L. S. (2008). In K. L. Camargo (Trad). Pensamento e linguagem (K. L. Camargo, Trad.; 4.ª Ed.). Martins Fontes Editora.
Vigotsky, L. S. (2007). In M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner, & E. Souberman (Orgs.), A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (J. Cipolla Neto, L. Silveira Menna Barreto & S. Castro Afeche, Trads.; 7.ª Ed.).Martins Fontes Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki, Eva Teresinha de Oliveira Boff, Zélia Ferreira Caçador Anastácio

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0