Estratégias de superação: Caminhos trilhados por professores iniciantes para a sobrevivência e estabilidade na docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.29699

Palavras-chave:

Professor iniciante, Indução docente, Pesquisa-formação, Estratégias docentes, Formação de Professores

Resumo

O artigo apresenta constatações decorrentes de uma pesquisa inscrita no campo da formação docente, que buscou analisar as possibilidades e os desafios da indução entre pares para o agir e o reagir de professores que estão nos seus primeiros anos de exercício profissional. O problema investigativo foi delineado em torno da seguinte questão: Como a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa contribui para o agir e o reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência nos seus primeiros anos de exercício profissional? Teórica e metodologicamente, o estudo baseou-se na pesquisa narrativa, na perspectiva da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica que se traduz em pesquisa-formação. A pesquisa foi encaminhada de modo que as narrativas construídas pelos professores participantes acerca da sua experiência durante o seu período de inserção profissional se constituíssem como um dispositivo de pesquisa-formação. Com base nas análises, discutem-se os caminhos trilhados pelos participantes para a sobrevivência e estabilidade na docência, os quais apontam para a importância do exercício da mutualidade e a partilha entre pares; a formação continuada; a prática reflexiva articulada à prática narrativa; o cuidado com o planejamento da prática pedagógica; e a docência compartilhada.

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Biografia Autor

Ingrid Cristina Barbosa Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Professora da Prefeitura Municipal de Queimados-RJ, desde 2013, atuando junto à turmas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil. Orientadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de Maricá-RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Educação (UFRJ). Mestre em Educação na linha de Currículo, Docência e Linguagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Estudose Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped).

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

Barreto da Cruz, G., & Barbosa Fernandes, I. C. (2024). Estratégias de superação: Caminhos trilhados por professores iniciantes para a sobrevivência e estabilidade na docência. Revista Portuguesa De Educação, 37(2), e24027. https://doi.org/10.21814/rpe.29699

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