Inclusão no Ensino Superior: Perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade

Autores

  • Evelyn Santos Universidade de Aveiro
  • Manuela Gonçalves Universidade de Aveiro
  • Isabel Ramos Universidade de Aveiro
  • Lisneti Castro Universidade de Aveiro
  • Roselane Lomeo Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7741

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Superior, Necessidades Educativas Especiais, Ingresso

Resumo

A educação inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político, que nos move a uma reflexão sobre o ingresso de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior em Portugal. A fim de conhecer os principais suportes referenciados como essenciais para a inclusão optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, sendo a recolha de dados através de entrevista semiestruturada. Foi verificada a importância de vários suportes, em especial o da família. O contingente especial para acesso ao Ensino Superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante apoio. A forma como a universidade se organiza na fase de ingresso foi considerada satisfatória; no entanto, apresenta aspetos pontuais a serem modificados. As acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais são citadas como fundamentais para a permanência destes estudantes na Universidade de Aveiro; porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais ainda dificultam esse processo.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

Santos, E., Gonçalves, M., Ramos, I., Castro, L., & Lomeo, R. (2015). Inclusão no Ensino Superior: Perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade. Revista Portuguesa De Educação, 28(2), 251–270. https://doi.org/10.21814/rpe.7741

Edição

Secção

Artigos