Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia

Autores

  • Sílvia Monteiro Universidade do Minho, Portugal
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho, Portugal
  • José Fernando A. Cruz Universidade do Minho, Portugal
  • Rosa M. Vasconcelos Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13993

Resumo

Tendo por base a literatura em torno dos processos de aprendizagem e a literatura em torno da excelência, o presente artigo pretende analisar a percepção de cinco alunos de excelência em cursos de engenharia sobre a influência dos professores no seu percurso de desenvolvimento e formação. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos participantes neste estudo, sendo posteriormente efectuada a análise de conteúdo da informação obtida relativamente ao papel dos professores, da qual emergiram sete variáveis. Os aspectos mais referenciados pelos participantes dizem respeito à aprendizagem propriamente dita (instrução), ao ambiente de aprendizagem (motivação, incentivo/estímulo e disciplina/exigência) e às características pessoais dos professores (componente afectivo-emocional e figura modelo do professor). Por último, são apresentadas algumas implicações práticas para o papel dos professores enquanto potenciais promotores do desenvolvimento destes alunos.

Palavras-chave: Excelência; Professores; Ensino Superior; Engenharia

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Monteiro, S., Almeida, L. S., Cruz, J. F. A., & Vasconcelos, R. M. (2018). Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia. Revista Portuguesa De Educação, 23(2), 213–238. https://doi.org/10.21814/rpe.13993

Edição

Secção

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