Perceção de Competência e Desempenho na Matemática em Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Perceived Competence and Math Achievement in Elementary School Students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14264

Resumo

A perceção de competência (PC) tem-se mostrado como uma variável importante na compreensão do desempenho dos alunos na matemática. Desenvolvemos dois estudos (E1, E2) cujos objetivos foram: 1) analisar as caraterísticas psicométricas da Escala de PC na Matemática (EPCM) para o 1.º ciclo do Ensino Básico (E1); e 2) analisar um modelo explicativo da relação entre PC e desempenho e comparar médias segundo o género (E2). No E1 participaram 361 alunos do 3.º e 4.º ano (52.4% rapazes). Recorreu-se à análise fatorial confirmatória para examinar a estrutura da EPCM e a invariância de género. No E2 participaram 79 alunos do 3.º ano (55.7% rapazes). O desempenho foi calculado recorrendo à avaliação dos professores e classificações de um teste. Para testar a relação entre a PC e o desempenho recorreu-se à análise de equações estruturais. Os resultados indicaram que a EPCM apresenta boas caraterísticas psicométricas e invariância de género. Constatou-se ainda a existência de uma relação significativa entre a PC e o desempenho na matemática. Diferenças na PC foram observadas em ambos os estudos, com as raparigas evidenciando menor PC, apesar de o seu desempenho ser semelhante. Os resultados indicaram que as diferenças de género, identificadas em estudos prévios com adolescentes, surgem precocemente na escolaridade. 

Palavras-chave: Perceção de competência; Desempenho académico; Matemática; Ensino básico; Género

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-09

Como Citar

Santos, N. N., Mata, L., Monteiro, V., Sanches, C., & Gomes, M. (2019). Perceção de Competência e Desempenho na Matemática em Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Perceived Competence and Math Achievement in Elementary School Students. Revista Portuguesa De Educação, 32(1), 108–124. https://doi.org/10.21814/rpe.14264

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)