Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18550

Palavras-chave:

Estratégias pedagógicas, Educação a Distância

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento, construção e aplicação de estratégias pedagógicas (EP) voltadas para a Educação a Distância (EaD) em diferentes contextos. Para isso, foram utilizados cursos de extensão em áreas distintas, que versaram sobre aspetos socioafetivos da EaD, m-learning e inclusão digital de idosos. A realização da investigação mostrou-se necessária, tendo em vista que o entendimento sobre o conceito de estratégias pedagógicas costuma ser amplo e, muitas vezes, impreciso. Este artigo apresenta uma definição de estratégias pedagógicas, bem como situações de implementação na EaD. As EP podem ser consideradas como um conjunto de ações colocadas em prática pelo professor para alcançar uma finalidade voltada à educação. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi a qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados teve como base o desenvolvimento, aplicação e avaliação de estratégias pedagógicas em cursos de extensão. A partir da análise dos dados, foi possível mapear diferentes estratégias e verificar a pertinência da sua adequação, de acordo com o contexto e perfil de cada público. As EP necessitam ser constantemente avaliadas, principalmente em função das transformações que podem ocorrer com a inclusão de novas tecnologias digitais no contexto virtual, além do perfil heterogéneo dos alunos envolvidos no processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaral, C. B. (2017). Estratégias pedagógicas para o ensino fundamental: Um enfoque na dimensão socioafetiva [Unpublished doctoral thesis]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Bardin, L. (2010). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Behar, P., Machado, L. R., Torrezzan, C. A. W. & Longhi, M. T. (2019). Recomendação pedagógica em educação a distância: Conceitos e elementos. In P. A. Behar (Org.), Recomendação pedagógica em educação a distância (pp. 1-18). Penso.

Cavalcante Filho, A., Sales, V. & Alves, F. (2020) Tutoria e identidade docente na educação a distância. Revista Pemo, 2(1), 1-15. https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3632.

Longaray, A. (2014) Estratégias para a Educação a Distância: um olhar a partir dos estados de ânimo do aluno [Unpublished master’s thesis]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Marques, A. M., Tanaka, L. H. & Fóz, A. Q. B. (2019). Avaliação de programas de intervenção para a aprendizagem socioemocional do professor: Uma revisão integrativa. Revista Portuguesa de Educação, 32(1), 35-51. https://doi.org/10.21814/rpe.15133.

Masetto, M. T. (2003). Competência pedagógica do professor universitário. Summus.

Matoski, A., Veiga, B. P., Silva, M. T. Q. S., Ribeiro, D. G. F. & Alberti, M. E. (2020). Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: Riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: Risks and opportunities. Brazilian Journal of Development, 6(1), 4673-4687. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-335.

Meirelles, F. S. (2021). Pesquisa Anual do Uso de TI. FGV - Fundação Getúlio Vargas. https://eaesp.fgv.br/ensinoeconhecimento/centros/cia/pesquisa.

Ribeiro, A. C. R. (2019). MP-SocioAVA: modelo pedagógico com foco nas interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem [Unpublished doctoral thesis]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Sales, G. L., Cunha, J. L. L., Gonçalves, A. J., Silva, J. B. & Santos, R. L. (2017). Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente. Conexões: Ciência e Tecnologia, 11(2), 45-52. https://doi.org/ 10.21439/conexoes.v11i2.1181.

Souza, P. (2012). Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In C. Maciel (Org.), Ambiente Virtuais de Aprendizagem (pp. 121-159). MEC.

Souza, A.R., Sartori, A. & Roesler, J. (2008). Mediação pedagógica na educação a distância: Entre enunciados teóricos e práticas construídas. Revista Diálogo Educacional, 8(24), 327-339. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v8i24.3850.

Viana, J. & Peralta, H. (2020). Aprender na era digital: Do currículo para todos ao currículo de cada um. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 137-157. https://doi.org/10.21814/rpe.18500.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Machado, L. R., Ribeiro, A. C. R., Sonego, A. H. S., Barvinski, C. A., Torrezzan, C. A. W., Sampaio, D. C. F., Ferreira, G. R. M., Behar, P. A., & Grande, T. P. F. (2021). Estratégias pedagógicas na educação a distância: Um olhar a partir de diferentes contextos. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 183–199. https://doi.org/10.21814/rpe.18550

Edição

Secção

Artigos