Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares

Autores

  • Ellis Regina Ferreira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Deborah Dornellas Ramos Universidade Federal de Alagoas
  • Nádia Maria Ribeiro Salomão Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7738

Palavras-chave:

Concepções, Desenvolvimento infantil, Educadoras, Creches públicas e particulares

Resumo

Neste estudo, objetivou-se investigar as concepções de educadoras de creches públicas e particulares sobre desenvolvimento infantil. Desse modo, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. De modo geral, verificou-se que, em relação às concepções sobre desenvolvimento infantil, predominou, nos dois grupos de educadoras, a subcategoria Desenvolvimento por estágios. Essas educadoras destacaram o Ambiente sociofamiliar desestruturado e o Despreparo do educador como sendo os principais aspectos desfavoráveis à promoção do desenvolvimento infantil e caracterizaram o desenvolvimento das crianças, quando inseridas narotina da creche, como sendo positivo. Almeja-se, com este estudo, oferecer subsídios para o planejamento de intervenções com vistas a promover o desenvolvimento infantil.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

dos Santos, E. R. F., Ramos, D. D., & Salomão, N. M. R. (2015). Concepções sobre desenvolvimento infantil na perspectiva de educadoras em creches públicas e particulares. Revista Portuguesa De Educação, 28(2), 189–209. https://doi.org/10.21814/rpe.7738

Edição

Secção

Artigos