Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais

Autores

  • Carlos dos Santos-Luiz Instituto Politécnico de Coimbra
  • Lisete Mónico Universidade de Coimbra
  • Sandra Campelos Colégio Internato dos Carvalhos
  • Carlos Fernandes da Silva Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7742

Palavras-chave:

Relação matemática e música, Conteúdos da matemática, Conteúdos da música, Programas de matemática

Resumo

Matemáticos e físicos foram encontrando ao longo dos tempos analogias entre matemática e música. Paralelamente, músicos têm-se suportado na matemática para descrever a sua arte. Este artigo consiste numa sistematização das ligações entre conteúdos matemáticos e musicais. Os conteúdos musicais foram divididos nas seguintes temáticas: 1) Teoria eanálise musicais, 2) Acústica e 3) Composição musical. Subsequentemente,em cada uma destas temáticas, as associações à matemática foram sistematizadas tendo em conta a organização dos Programas de Matemática e respetivas Metas Curriculares do Ensino Básico (3º ciclo) e dos Programas de Matemática A e B do 11º e 12º anos do Ensino Secundário português. Concluímos que os elementos e conceitos musicais que se associam à matemática distribuem-se pelas áreas da Aritmética, Álgebra, Trigonometria e,em especial, Geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

dos Santos-Luiz, C., Mónico, L., Campelos, S., & da Silva, C. F. (2015). Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais. Revista Portuguesa De Educação, 28(2), 271–293. https://doi.org/10.21814/rpe.7742

Edição

Secção

Artigos