Educação Transformadora

As interconexões das teorias de Freire e Morin

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18566

Palabras clave:

Educación transformadora, Pensamiento complejo, Práctica pedagógica

Resumen

El movimiento educativo en busca de superación de la práctica pedagógica conservadora lleva a cuestionar los procesos de fragmentación del conocimiento generados por la mirada cartesiana. Para ello, buscamos investigar un concepto en educación que acoja la reforma de este pensamiento para lograr una educación compleja y transformadora. Se decidió dialogar con Paulo Freire y Edgar Morin, eligiendo en algunas de sus obras los puntos convergentes y complementarios, con el propósito de tejer constructos que puedan subsidiar epistemológicamente una nueva práctica pedagógica compleja y transformadora. Se utilizó una investigación bibliográfica cuantitativa-cualitativa, crítica y reflexiva para revisar algunos de los trabajos de los autores seleccionados para el estudio. Para el análisis de los datos se aplicaron los procedimientos de Bardin (2011). Los resultados indican que las teorías tienen puntos que abordan y abrazan fundamentos epistemológicos que permiten subsidiar al docente en la superación de la práctica pedagógica conservadora, por una propuesta que conduce a la emancipación y protagonismo del alumno y del docente. A partir de las convergencias y complementariedades entre las dos teorías, se enfatiza la importancia de puntos como la mirada ética, la reforma del pensamiento, la contextualización, el diálogo y la reconexión de saberes.

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Biografía del autor/a

Edna liz Prigol, ELP, PUC PR- Pontificia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR 2014-2018). Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: formação continuada, prática pedagógica, complexidade e transdisciplinaridade.

Marilda Aparecida Behrens, MAB, Pontificia universidade catolica do paraná

Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal orientado pela Profª Drª Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 nos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras.Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, num paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Braga, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal, incluindo outros quatro grupos de pesquisa brasileiros.

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Prigol, E. liz, & Behrens, M. A. (2020). Educação Transformadora: As interconexões das teorias de Freire e Morin. Revista Portuguesa De Educación, 33(2), 5–25. https://doi.org/10.21814/rpe.18566

Número

Sección

Artigos