Educação Transformadora

As interconexões das teorias de Freire e Morin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18566

Palavras-chave:

Educação transformadora, Pensamento complexo, Prática Pedagógica

Resumo

O movimento da educação na busca de superação da prática pedagógica conservadora, leva a questionar os processos de fragmentação do conhecimento gerados pela visão cartesiana. Para tanto, buscou-se investigar uma visão na educação que acolha a reforma desse pensamento para atingir uma educação complexa e transformadora. Optou-se por dialogar com autores como Paulo Freire e Edgar Morin, na busca de eleger de suas obras os pontos convergentes e complementares com a finalidade de tecer construtos que possam subsidiar epistemologicamente uma nova prática pedagógica complexa e transformadora. Na pesquisa do tipo revisão bibliográfica de natureza qualitativa, crítica e reflexiva, utilizou-se da metodologia denominada estado do conhecimento para revisitar algumas obras dos autores eleitos para o estudo. Para a análise dos dados utilizou-se dos procedimentos de Bardin (2011). Os resultados indicam que as teorias têm pontos que se aproximam e acolhem fundamentos epistemológicos que possibilitam subsidiar o docente na superação da prática pedagógica conservadora para uma proposição que leve à emancipação e protagonismo do aluno e do professor. Das convergências e complementariedades entre as duas teorias ressalta-se a importância de pontos como a visão ética, a reforma de pensamento, a contextualização, o diálogo e a religação de saberes.

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Biografias Autor

Edna Liz Prigol, PUC PR- Pontificia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR 2014-2018). Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: formação continuada, prática pedagógica, complexidade e transdisciplinaridade.

Marilda Aparecida Behrens, Pontificia universidade catolica do paraná

Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal orientado pela Profª Drª Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 nos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras.Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, num paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Braga, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal, incluindo outros quatro grupos de pesquisa brasileiros.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Prigol, E. liz, & Behrens, M. A. (2020). Educação Transformadora: As interconexões das teorias de Freire e Morin. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 5–25. https://doi.org/10.21814/rpe.18566

Edição

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Artigos