Avaliação do Ensino Superior brasileiro

Desempenho dos estudantes em formação geral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.20821

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Ensino Superior, Sucesso acadêmico, Avaliação educacional, Competência

Resumo

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma importante ferramenta de avaliação do ensino superior brasileiro. A prova, aplicada anualmente aos concluintes, segmentados por áreas de ensino, é composta de questões de formação geral e de conhecimentos específicos. As questões de formação geral têm como objetivo abordar aspectos éticos, humanísticos e de cidadania, bem como a capacidade de codificar e decodificar diferentes realidades. Esta investigação tem como objetivo analisar a prova de formação geral do ENADE do ano de 2017, assim como os diferentes fatores relacionados ao desempenho dos estudantes. Os microdados disponibilizados pelo Ministério da Educação foram analisados utilizando o software Stata 16 e correlacionados com as características das dez questões de formação geral, considerando o tema, a ação esperada e o texto base. Dados relativos a 449.527 provas foram analisadas. A média da nota nas questões discursivas foi de 53.84 e na objetiva de 49.93, com média final neste componente de 51.49. A análise dos dados revelou um desempenho superior entre: estudantes do sexo masculino; de instituições federais; de turno matutino e da região sudeste do país. Observou-se um índice de erro maior entre as questões que apresentam tabelas e gráficos. As variações no desempenho dos alunos nas questões de formação geral permitem compreender a diversidade e a pluralidade de fatores envolvidos no sucesso acadêmico em um sistema de ensino de dimensões continentais explicitando o impacto da desigualdade social, bem como o contraste de realidades de ensino existentes no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Bruna CASIRAGHI, Centro Universitário de Volta Redonda

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, especialidade Psicologia da Educação, Mestre em Educação - Psicologia da Educação, pós-graduada em Psicopedagogia e em Psicologia Jurídica, possui graduação em Psicologia. Atua no Centro Universitário Volta Redonda como responsável pelo Setor Pedagógico Institucional e como docente em diferentes cursos.

JULIO CESAR SOARES ARAGÃO, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Possui graduação em Medicina, Mestrado em Saúde da Mulher e da Criança, Doutorado em Saúde Coletiva e Pós Doutorado em Educação. É Professor do Centro Universitário de Volta Redonda atuando no Curso de Medicina desde 1996 e no Mestrado em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente desde 2008. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia e em Ensino da Saúde.

Referências

Baldissera, P. (2016). Desempenho dos alunos no Enade: Uma comparação por meio do capital cultural entre as modalidades presencial e o EAD [Dissertação, Universidade de Passo Fundo]. http://tede.upf.br/jspui//handle/tede/1250
Bertolin, J. C. G., & Marcon, T. (2015). O (des)entendimento de qualidade na educação superior brasileira – Das quimeras do provão e do ENADE à realidade do capital cultural dos estudantes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 20(1), 105–122. https://doi.org/10.590/S1414-40772015000100008
Bielschowsky, C. E. (2018). Análise dos Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para Educação a Distância do ciclo 2015 a 2017. EaD em Foco, 8(1), Article 1. https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.758
Caetano, C. C. R., Cardoso, T. A. de O., Miranda, G. J., & Freitas, S. C. de. (2016). Desempenho no ENADE em Ciências Contábeis: Ensino a distância (EAD) versus presencial. Revista Universo Contábil, 11(4), 147–165.
Charão, A. S., Wiechork, K., Rodrigues, M. L. S., & Barbosa, F. P. (2020). Explorando Resultados por Questão no Enade em Ciência da Computação para Subsidiar Revisão de Projeto Pedagógico de Curso. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 16–20. https://doi.org/10.5753/wei.2020.11121
Costa, J. P. de C., & Martins, M. I. (2014). O ENADE para a licenciatura em física: Uma proposta de Matriz de Referência. Revista Brasileira de Ensino de Física, 36(3), 1–9. https://doi.org/10.1590/S1806-11172014000300012
Cretton, N. N., & Gomes, G. R. (2016). APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS NA BASE DE DADOS DO ENADE COM ENFOQUE NOS CURSOS DE MEDICINA. Acta Biomedica Brasiliensia, 7(1), 74–89. https://doi.org/10.18571/acbm.100
Dias, J. da S., Porto, C. de M., & Nunes, A. K. F. (2016). FORMAÇÃO GERAL E CONHECIMENTO ESPECÍFICO NA PROVA ENADE. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 9(1), Article 1. https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2056
Fernanda, L. L., & Vendramini, C. M. M. (2015). Propriedades psicométricas das provas de pedagogia do Enade via TRI. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 20(1), 27–47. https://doi.org/10.590/S1414-40772015000100004
Frauches, C. da C. (2008). Diretrizes curriculares para os cursos de Graduação. ABMES. https://abmes.org.br/arquivos/publicacoes/diretrizes_curriculares_para_os_cursos_graduacao.pdf
Gomes, C. C. de O. B. (2016). O Enade em foco: Uma análise das questões discursivas do componente formação geral. http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/handle/20.500.11874/950
Griboski, C. M. (2012). O Enade como indutor da qualidade da educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, 23(53), 178–195. https://doi.org/10.18222/eae235320121920
INEP. (2018). Sinopse estatística da educação superior 2017. INEP. http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior
Lacerda, L. L. V. de. (2020). Sinaes: Sistema de Avaliação ou Verificação de Desempenho? Editora Appris.
Lima, P. da S. N., Ambrósio, A. P. L., Ferreira, D. J., & Brancher, J. D. (2019). Análise de dados do Enade e Enem: Uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 24(1), 89–107. https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100006
Oliveira, A. L. S. de. (2017). Avaliação psicométrica da medida do componente de formação geral da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2010, 2011 e 2012 [Dissertação (mestrado profissional), Universidade Federal de Santa Catarina]. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/182889/351614.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Polidori, M. M., Marinho-Araujo, C. M., & Barreyro, G. B. (2006). SINAES: Perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 14(53), 425–436. https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000400002
Portaria INEP No 493, Diário Oficial de 8 de junho de 2017, 1, 35 (2017). http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2017/formacao_geral_-_portaria_n_493_de_6_de_junho_de_2017.pdf
Primi, R., Carvalho, L. F. de, Miguel, F. K., & Silva, M. C. R. da. (2010). Análise do funcionamento diferencial dos itens do Exame Nacional do Estudante (ENADE) de psicologia de 2006. Psico-USF, 15(3), 379–393. https://doi.org/10.1590/S1413-82712010000300011
Silva, M. D., & Costa, J. G. L. (2014). O uso das estratégias de leitura: a questão chave da prova de formação geral do ENADE 2012. 5.
Simm, E. B. (2015). Análise das provas de formação geral do ENADE. Anais do EVINCI - UniBrasil, 1(4), 1815–1824.
Souza, S. R. A. de, & Guerra, M. das G. G. V. (2020). Avaliação da educação superior no Brasil. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, 9(18), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133842336
Zoghbi, A. C. P., Oliva, B. T., & Moriconi, G. M. (2010). Aumentando a eficácia e a eficiência da avaliação do ensino superior: A relação entre o Enem e o Enade. Estudos em Avaliação Educacional, 21(45), 45–65. https://doi.org/10.18222/eae214520102024

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

CASIRAGHI, B., & ARAGÃO, J. C. S. . (2021). Avaliação do Ensino Superior brasileiro: Desempenho dos estudantes em formação geral . Revista Portuguesa De Educação, 34(1). https://doi.org/10.21814/rpe.20821

Edição

Secção

Núcleo temático