Avaliação do Ensino Superior brasileiro

Desempenho dos estudantes em formação geral

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.21814/rpe.20821

Mots-clés :

Avaliação de desempenho, Ensino Superior, Sucesso acadêmico, Avaliação educacional, Competência

Résumé

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma importante ferramenta de avaliação do ensino superior brasileiro. A prova, aplicada anualmente aos concluintes, segmentados por áreas de ensino, é composta de questões de formação geral e de conhecimentos específicos. As questões de formação geral têm como objetivo abordar aspectos éticos, humanísticos e de cidadania, bem como a capacidade de codificar e decodificar diferentes realidades. Esta investigação tem como objetivo analisar a prova de formação geral do ENADE do ano de 2017, assim como os diferentes fatores relacionados ao desempenho dos estudantes. Os microdados disponibilizados pelo Ministério da Educação foram analisados utilizando o software Stata 16 e correlacionados com as características das dez questões de formação geral, considerando o tema, a ação esperada e o texto base. Dados relativos a 449.527 provas foram analisadas. A média da nota nas questões discursivas foi de 53.84 e na objetiva de 49.93, com média final neste componente de 51.49. A análise dos dados revelou um desempenho superior entre: estudantes do sexo masculino; de instituições federais; de turno matutino e da região sudeste do país. Observou-se um índice de erro maior entre as questões que apresentam tabelas e gráficos. As variações no desempenho dos alunos nas questões de formação geral permitem compreender a diversidade e a pluralidade de fatores envolvidos no sucesso acadêmico em um sistema de ensino de dimensões continentais explicitando o impacto da desigualdade social, bem como o contraste de realidades de ensino existentes no país.

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Bibliographies de l'auteur

Bruna CASIRAGHI, Centro Universitário de Volta Redonda

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, especialidade Psicologia da Educação, Mestre em Educação - Psicologia da Educação, pós-graduada em Psicopedagogia e em Psicologia Jurídica, possui graduação em Psicologia. Atua no Centro Universitário Volta Redonda como responsável pelo Setor Pedagógico Institucional e como docente em diferentes cursos.

JULIO CESAR, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Possui graduação em Medicina, Mestrado em Saúde da Mulher e da Criança, Doutorado em Saúde Coletiva e Pós Doutorado em Educação. É Professor do Centro Universitário de Volta Redonda atuando no Curso de Medicina desde 1996 e no Mestrado em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente desde 2008. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia e em Ensino da Saúde.

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Publiée

2021-07-06

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