Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem

Autores

  • Emilio Álvarez Arregui Universidade de Oviedo
  • Alejandro Rodríguez Martín Universidade de Oviedo
  • Fernando Ribeiro Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3257

Resumo

Neste artigo compilamos os resultados obtidos numa investigação longitudinal sobre ecossistemas de formação blended learning ou B-learning que estamos a desenvolver em colaboração com a Universidade do Algarve e centros de inovação espanhóis e suíços. Nesta ocasião, apresentamos a avaliação dos estudantes sobre a sua implementação no 5º curso da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Oviedo. A amostra é constituída por 120 estudantes. A metodologia é quantitativa e os instrumentos empregados são o Questionário EcoFAE (elaboração própria),
Questionário de Estilos de Aprendizagem-CHAEA e Index of Learning Styles- ILS. Os resultados indicam uma avaliação positiva do modelo de formação exibido, pois este facilita a gestão e construção colaborativa do conhecimento, com a sua respetiva projeção no contexto laboral devido à participação de
profissionais externos, e porque melhora os estilos de aprendizagem dos estudantes.

 

Palavras-chave
Educação Superior; Metodologia; Ecossistema; Aprendizagem semipresencial

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Como Citar

Arregui, E. Álvarez, Martín, A. R., & Gonçalves, F. R. (2013). Ecossistemas de formação blended learning na prática universitária. Avaliação dos estudantes sobre a sua implementação e efeitos nos estilos de aprendizagem. Revista Portuguesa De Educação, 26(1), 143–177. https://doi.org/10.21814/rpe.3257

Edição

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Artigos