Políticas de aprendizagem ao longo da vida em Portugal: Controvérsias na esfera pública em torno da Iniciativa Novas Oportunidades (2005-2013)

Autores

  • Ana Paula Natal Agrupamento de Escolas da Cidadela
  • Mariana Gaio Alves UIED – FCT/Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7434

Resumo

Este artigo procura contribuir para uma compreensão mais aprofundada das políticas desenvolvidas em Portugal, a partir de 2005, em torno da ideia de aprendizagem  ao  longo  da  vida,  a  qual  foi  considerada  pelos  diversos Estados-membros da União Europeia como a melhor via para atingir os objetivos  da  Agenda  de  Lisboa.  Neste  contexto,  identificou-se  um protagonismo mediático assinalável das medidas e resultados associados à Iniciativa Novas Oportunidades, programa que teve como desígnio elevar o patamar de qualificação generalizada dos portugueses para o nível do ensino secundário. Tomando como objeto de estudo os textos publicados em três jornais – Expresso, Públicoe Correio da Manhã– no período entre 2005 e 2013, recorremos à análise do discurso para explorar a forma como a política de educação de adultos no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades foi interpretada na imprensa escrita portuguesa. Encontrámos uma diversidade de perspetivas e interesses em jogo que evidenciaram o forte impacto que a educação de adultos teve nos media, os pontos críticos desta política e os desafios que se colocam no âmbito da aprendizagem ao longo da vida.

PALAVRAS-CHAVE

Aprendizagem  ao  longo  da  vida;  Iniciativa  Novas  Oportunidades; Media; Políticas de educação de adultos

 

ABSTRACT


This article seeks to contribute to a deeper understanding of the policies
pursued in Portugal, since 2005, around the idea of lifelong learning, which
was considered by the various Member States of the European Union as the  best way to meet the Lisbon Strategy. Within this framework, a considerable prominence of the measures and results associated with the Iniciativa Novas Oportunidades[New Opportunities Initiative] – a program designed to raise the Portuguese population’s level of qualifications to the secondary-school level – was identified in the media. Taking as object of study the texts published in three national newspapers – Expresso, Públicoand Correio da Manhã– in the period between 2005 and 2013, and using discourse analysis, we analysed how the policy on adult education within the Iniciativa Novas Oportunidades was interpreted in the Portuguese newspapers. We have found a diversity of perspectives and interests at stake, showing the strong impact that the adult education had in the media, the critical points of this policy and challenges to be faced within lifelong learning.

 KEYWORDS

Lifelong learning; Iniciativa Novas Oportunidades/New Opportunities Initiative; Media; Adult education policies

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Biografias Autor

Ana Paula Natal, Agrupamento de Escolas da Cidadela

Doutoranda em Ciências da Educação pela UNL e ISPA

 

Mariana Gaio Alves, UIED – FCT/Universidade Nova de Lisboa

Professora Auxiliar com Agregação. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa.

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Publicado

2016-07-16

Como Citar

Natal, A. P., & Alves, M. G. (2016). Políticas de aprendizagem ao longo da vida em Portugal: Controvérsias na esfera pública em torno da Iniciativa Novas Oportunidades (2005-2013). Revista Portuguesa De Educação, 29(1), 121–153. https://doi.org/10.21814/rpe.7434

Edição

Secção

Artigos