Os pais no Conselho Geral das escolas: Entre a retórica da ação estratégica e a subordinação múltipla.

Autores

  • José Matias Alves Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9490-9957
  • Cristina Palmeirão Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1949-8641
  • Ilídia Cabral Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2141-044X
  • Rosário Serrão Cunha Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2570-9422

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18618

Palavras-chave:

Conselho Geral, Direção de escola, Pais, Participação

Resumo

Como é que os pais percecionam o papel do Conselho Geral das Escolas (CGE), que valor lhe atribuem enquanto órgão de direção estratégica, como se inscrevem na ação que aí desenvolvem, são as questões às quais quisemos responder. Para tal, através da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), enviamos um inquérito por questionário destinado aos pais que exerciam funções nesse órgão, constituído por 28 itens, posteriormente categorizados em seis dimensões: participação, deliberação, focalização, divulgação, relevância e relação entre pais e diretor. O questionário foi administrado on-line, entre 18 de dezembro de 2017 e 26 de janeiro de 2018 e recolhidas 213 respostas válidas. Os resultados foram tratados com recurso a estatística descritiva e inferencial, apurando-se a frequência, a média, desvio-padrão e análise de relações entre variáveis dependentes e independentes. Como principais conclusões retêm-se as que se relacionam com uma expressiva dispersão de resultados evidenciando uma visão heterogénea sobre as funções e relevância estratégica do CGE, o reconhecimento do condicionamento dos poderes externos (sediados no Ministério da Educação) e internos adstritos ao poder cognoscitivo dos professores e do diretor, uma sobrevalorização simbólica do órgão que não corresponderá à ação concreta, e uma visão restrita de comunidade educativa onde não cabem a autarquia e os alunos.

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Biografias Autor

José Matias Alves, Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal

José Matias Alves holds a degree in Romanic Philology from the Faculty of Arts of the University of Porto (1978), a Master’s degree in Educational Sciences from the University of Minho (1992) and a PhD in Educational Sciences from Universidade Católica Portuguesa (2008). He is an Associate Professor and Deputy Director of the Faculdade de Educação e Psicologia at Universidade Católica Portuguesa. He is also the coordinator of the PhD in Educational Sciences and an integrated researcher at CEDH. He is consultant to the Ministry of Education within the "Autonomy and Curriculum Flexibility" Program. He is the chairman of the Fiscal Council of the Portuguese Society of Educational Sciences. He is the associate researcher for the Project EDUgest – School Management and School Improvement (within which the present article takes place). His current research interests include: school management and organization; evaluation of schools and improvement projects; pedagogical evaluation; professional and organizational development.

Cristina Palmeirão, Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal

Cristina Maria Gomes da Costa Palmeirão é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto. Doutorou-se pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2008. É responsável pelo Programa “Territórios de Educação e Intervenção Prioritária TEIP - zona norte" do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação – SAME e Consultora Científica em diversas Escolas.

Ilídia Cabral, Universidade Católica Portuguesa, CEDH – Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Faculdade de Educação e Psicologia, Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal

Ilídia Cabral has a degree in Modern Languages and Literature, English/German from the Faculty of Arts at the University of Porto (1999). She also has a Master’s Degree in Educational Sciences from the Universidade Católica Portuguesa (2008) and holds a Phd in Education from the same institution (2013). Ilídia Cabral is an Assistant Professor at Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, and coordinates the Support Service for Education Improvement (Serviço de Apoio à Melhoria da Educação – SAME). She is a Visiting Professor at University of Saint Joseph in Macau, for Master courses in Education. She is the Coordinator of the Post-Graduation courses in Educational Sciences and Integrated Researcher and member of the Board of Directors at CEDH. Ilídia is the Principal Researcher of the Project EDUgest – School Management and School Improvement (within which the present article takes place). Her current research interests include administration and school organization; schools assessment and projects for school improvement; pedagogical assessment and professional and organizational development.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Alves, J. M., Palmeirão, C., Cabral, I., & Cunha, R. S. (2021). Os pais no Conselho Geral das escolas: Entre a retórica da ação estratégica e a subordinação múltipla. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 64–85. https://doi.org/10.21814/rpe.18618

Edição

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Artigos