O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz

Autores

  • Jaqueline da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Allana Alexandre Cardoso UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • William das Neves Salles
  • Rui Resende

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18801

Palavras-chave:

Dança, Educação física escolar, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De  cunho  qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Assis, M. D. P., & Saraiva, M. C. (2013). O feminino e o masculino na dança: Das origens do balé à contemporaneidade. Movimento, 19(2), 303-323. https://doi.org/10.22456/1982-8918.29077

Bidarra, M. G. A., & Festas, M. I. F. (2005). Construtivismo(s): Implicações e interpretações educativas. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(2), 177-195. https://www.fpce.uc.pt/niips/gbidarra/Bidarra2005_Construtivismo.pdf

Cachoeira, N. R., & Fiamoncini, L. (2018). Educação somática e dança na consciência corporal. Pensar a Prática, 21(3), 564-576. https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.47435

Cardoso, A. A., Reis, N. M., Silva, J., Borgatto, A., Folle, A., Resende, R., & Guimarães, A. C. A. (2021). Fadiga e qualidade de vida em bailarinos profissionais de dança de salão no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 26(2), 757-764. https://doi.org/10.1590/1413-81232021262.08542019

Cardoso, A. A., Silva, J., & Silva, R. M. C. S. (2021). Corpos que dançam: A significação do corpo no dançar a dois. Corpoconsciência, 25(1), 74-89. https://doi.org/10.51283/rc.v25i1.11604

Carvalho, M. C. C., Alcântara, A. S. M., Liberali, R., Netto, M. I. A., & Mutarelli, M. C. (2012). A importância da dança nas aulas de educação física – Revisão sistemática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 11(2), 38-54. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3310

Darido, S. C. (2012). Educação física na escola: Conteúdos, suas dimensões e significados. In UNIVESP, Caderno de formação: Formação de professores didática geral (pp. 51-75). Cultura Acadêmica.

Darido, S. C., Galvão, Z., Ferreira, L. A., & Fiorin, G. (1999). Educação física no ensino médio: Reflexões e ações. Motriz, 5(2), 138-145. https://doi.org/10.5016/8728

Darido, S. C., Rangel-Betti, I. C., Ramos, G. N. S., Galvão, Z., Ferreira, L. A., Silva, E. V. M., Rodrigues, L. H., Sanches, L., Pontes, G., & Cunha, F. (2001). A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, 15(1), 17-32. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139482

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. Artmed.

Diniz, I. K. S., & Darido, S. C. (2019). O que ensinar sobre dança no ensino médio? Motrivivência, 31(58), 1-23. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56603

Ehrenberg, M. C. (2011). Os currículos de licenciatura em educação física: A dança em questão. Corpoconsciência, 15(1), 52. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3531/2474

Fiamoncini, L. (2003). Dança na educação: A busca de elementos na arte e na estética. Pensar a Prática, 6, 59-72. https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.16055

Fonseca, C. C., & Gama, E. F. (2011). A imagem corporal na dança de salão. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 19(3), 37-43. http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v19i3.2176

Fosnot, C. T. (2005). Constructivism: Theory, perspectives and pratice (2.ª ed.). Teachers College Press.

Mendes, R., Clemente, F., Rocha, R., & Damásio, A. S. (2012). Observação como instrumento no processo de avaliação em educação física. Exedra, 6(1), 57-70. http://exedra.esec.pt/docs/N6/04-Edu.pdf

Milstein, D., & Mendes, H. (2010). Escola, corpo e cotidiano escolar. Cortez.

Ministério da Educação do Brasil. (1998a). Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. MEC.

Ministério da Educação do Brasil. (1998b). Parâmetros curriculares nacionais: Introdução dos parâmetros curriculares nacionais. MEC.

Ministério da Educação do Brasil. (1998c). Parâmetros curriculares nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Educação física. MEC.

Ministério da Educação do Brasil. (2018). Base nacional comum curricular. MEC/SEB.

Oliveira, A. A. B. (2000). Mercado de trabalho em educação física e a formação profissional: Breves reflexões. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 8(4), 45-50. https://doi.org/10.18511/rbcm.v8i4.375

Sanchis, I. P., & Mahfoud, M. (2010). Construtivismo: Desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação, 4(1), 18-33. http://dx.doi.org/10.14244/%2519827199120

Secretaria Municipal de Educação de Blumenau. (2012). Ensino fundamental. Prefeitura Municipal/SEMED.

Silva, J., Cardoso, A. A., Pereira, M. P. V. C., & Farias, G. O. (2020). Ensino das lutas na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Revista Prática Docente, 5(2), 823-842. http://10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p823-842.id760

Sousa, R. S., & Reis, D. A. (2021). A dança como recurso no ensino da educação física escolar: Uma análise da literatura. Humanidades & Inovação, 8(38), 141-152. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4572

Volp, C. M. (2010). A dança de salão como um dos conteúdos de dança na escola. Motriz, 16(1), 215-220. https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n1p215

Weimer, M. (2002). Learner-centered teaching: Five key changes to practice (2.ª ed.). Jossey-Bass.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Silva, J. da, Cardoso, A. A., Salles, W. das N., & Resende, R. (2022). O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 148–166. https://doi.org/10.21814/rpe.18801

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)