Educação Inclusiva: Proposta de quadro analítico e aplicação ao caso português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18677

Palavras-chave:

Inclusão, Políticas, Aprendizagem, Indicadores

Resumo

O conceito de educação inclusiva tem vindo a ganhar inegável centralidade no plano das políticas educativas. A partir da identificação de um conjunto de linhas teóricas e de investigação sobre o tema, o presente artigo propõe um quadro de análise para discutir os progressos, fragilidades e desafios de sistemas e programas educativos comprometidos com o desígnio da educação inclusiva, aplicando esse quadro para discutir a evolução do sistema educativo português nas duas primeiras décadas do século XXI. Desta forma, observam-se alguns avanços importantes, mas também hiatos persistentes, incluindo ao nível da produção sistemática de informação e conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abrantes, P. (2013). A Escola da Vida: Socialização e Biografia(s) da Classe Trabalhadora. Mundos Sociais.

Abrantes, P. & Roldão, C. (2019). The (mis) education of African descendants in Portugal: Towards vocational traps? Portuguese Journal of Social Science, 18(1), 27-55. https://doi.org/10.1386/pjss.18.1.27_1

Abrantes, P., Roldão, C., Amaral, P. & Mauritti, R. (2013). Born to fail? Some lessons from a national programme to improve education in poor districts. International Studies in Sociology of Education, 23(1), 17-38. https://doi.org/10.1080/09620214.2013.770206

Abrantes, P. & Sebastião, J. (2010). Portões que se abrem e que se fecham: Processos de inclusão e de segregação na escola pública portuguesa. In A. Dornelas et al. (Orgs.), Portugal Invisível. Mundos Sociais.

AENEEI – Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva (2018). Financing Policies for Inclusive Education Systems: Resourcing Levers to Reduce Disparity in Education. AENEEI.

Ainscow, M. & César, M. (2006). Inclusive education ten years after Salamanca: Setting the agenda. European Journal of Psychology of Education, 21(3), 231-238. https://doi.org/10.1007/BF03173412

Alonso, J. D., Castedo, A. L., Juste, M. R. P. & Varela, E. V. (2015). Integración o inclusión: El dilema educativo en la atención a la diversidad. Revista Portuguesa de Educação, 28(2), 31-50. https://doi.org/10.21814/rpe.7749

Álvares, M., Abrantes, P. & Dantas, P. C. (2017). La lucha contra el abandono educativo temprano: políticas y prácticas en red. In Prevención, Intervención y Compensación del Abandono Educativo Temprano (pp. 211-241). Ministerio de Educación, Cultura y Deporte.

Barton, L. (1997). Inclusive education: romantic, subversive or realistic? International Journal of Inclusive Education, 1(3), 231-242. https://doi.org/10.1080/1360311970010301

Borges, M. L., Martins, M. H., Lucio-Villegas, E. & Gonçalves, T. (2017). Desafios institucionais à inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, 30(2), 7-31. https://doi.org/10.21814/rpe.10766

Casa-Nova, M. J. (2005). (I)migrantes, diversidades e desigualdades no sistema educativo português: balanço e perspectivas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 13(47), 181-215. https://doi.org/10.1590/S0104-40362005000200005

Casanova, M. A. (2018). Educação inclusiva: Por quê e para quê? Revista Portuguesa de Educação, 31 (núm. esp.), 42-54. https://doi.org/10.21814/rpe.15078

CNE – Conselho Nacional de Educação (2018). Estado da Educação 2017. CNE.

DGEEC – Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (2018a). Perfil Escolar da Comunidade Cigana. http://www.dgeec.mec.pt/np4/906.html

DGEEC (2018b). Necessidades Especiais de Educação 2017/2018. http://www.dgeec.mec.pt/np4/224/

DGEEC (2018c). Assimetrias de contexto socioeconómico entre escolas públicas – 2º ciclo. http://www.dgeec.mec.pt/np4/407/

DGEEC (2019). Educação em Números 2019. http://www.dgeec.mec.pt/np4/1031.html

DGEEC & JNE – Júri Nacional de Exames (2018). Provas Finais e Exames Nacionais: Principais Indicadores.

Dias, P., Sousa, J., Gonçalves, M., Flores, P. & Pérez, J. D. (2016). Atitudes dos pares sobre a inclusão: Contributos da adaptação de um instrumento. Psicologia, 30(2), 95-106. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1099

Eurydice (2019). Key Data on Early Childhood Education and Care in Europe. Publicações da União Europeia. https://doi.org/10.2797/894279

Fernandes, D. (coord.), Neves, C., Tinoca, L., Viseu, S. & Henriques, S. (2018). Políticas Educativas e Desempenho de Portugal no PISA (2000-2015). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Freire, S. (2008). Um olhar sobre a inclusão. Revista de Educação, 16(1), 5-20.

Hardy, I. & Woodcock, S. (2015). Inclusive education policies: discourses of difference, diversity and deficit. International Journal of Inclusive Education, 19(2), 141-164. https://doi.org/10.1080/13603116.2014.908965

Haug, P. (2017). Understanding inclusive education: ideals and reality. Scandinavian Journal of Disability Research, 19(3), 206-217. https://doi.org/10.1080/15017419.2016.1224778

Johnstone, C., Lazarus, S., Lazetic, P. & Nikolic, G. (2019). Resourcing inclusion: Introducing finance perspectives to inclusive education policy rhetoric. Prospects, 47(4), 339-359. https://doi.org/10.1007/s11125-018-9432-2

Liebowitz, D., González, P., Hooge, E. & Lima, G. (2018). OECD Reviews of School Resources: Portugal. OCDE.

Madeira, A., Teixeira, J., Botelho, F., Costa, J., Deus, S., Fiéis, A., Sousa Martins, A., Machete, T., Militão, P. Pessoa, I. (2014). Avaliação de Impacto e Medidas Prospetivas para a Oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo Português. DGE. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/estudo_plnm.pdf

Messiou, K. (2017). Research in the field of inclusive education: time for a rethink? International Journal of Inclusive Education, 21(2), 146-159. https://doi.org/10.1080/13603116.2016.1223184

Neiva, C., Ferreira, M. J. & Seabra, F. (2017). Perspectivas sobre equidade e inclusão: atores e contextos. In M. L. Borges, C. Luísa & M. H. Martins (Coords.), II Congresso Internacional Direitos Humanos e Educação Inclusiva: Múltiplos olhares (pp. 285-299). Universidade do Algarve.

OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (2018). Curriculum Flexibility and Autonomy in Portugal: An OECD Review. OCDE. https://www.oecd.org/education/2030/Curriculum-Flexibility-and-Autonomy-in-Portugal-an-OECD-Review.pdf

OCDE (2019a). PISA 2018 Results (Volume I): What Students Know and Can Do. OCDE.

OCDE (2019b). TALIS 2018 Results (Volume I): Teachers and School Leaders as Lifelong Learners. OCDE.

Pacheco, J. A. (2016). Currículo e inclusão escolar: (in)variantes educacionais e curriculares. Teias, 17(46), 110-124. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25648

Pereira, C. D., Lunardi-Mendes, G. M. & de Brito Pacheco, J. A. (2018). Políticas de inclusão escolar no Brasil e em Portugal: desafios para a justiça curricular. Teias, 19(55), 36-53. https://doi.org/10.12957/teias.2018.37597

Porter, G. (2014). A recipe for successful inclusive education: three key ingredients revealed. Interacções, 10(33), 10-17. https://doi.org/10.25755/int.6729

Rajput, M. V., Das, H. & Goswami, P. P. (2018). The challenges towards meaningful inclusive education. International Journal of Educational Planning & Administration, 8(1), 7-10. https://doi.org/10.1080/09687590903283464

Rodrigues, D. (2006). Dez ideias (mal) feitas sobre a educação Inclusiva. In D. Rodrigues (Org.), Inclusão e Educação: Doze Olhares Sobre a Educação Inclusiva. Summus Editorial.

Rodrigues, D. & Nogueira, J. (2010). Educação especial e inclusiva em Portugal: factos e opções. Revista de Educación Inclusiva, 3(1), 97-109. https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000100002

Rodrigues, M. & Ferreira, M. (2017). A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular em Portugal: a opinião de educadores de infância e de professores do 1º ciclo do ensino público e privado. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(1), 37-52. https://doi.org/10.1590/s1413-65382317000100004

Sá, V. & Antunes, F. (2007). Públicos e (des)vantagens em educação: escolas e famílias em interacção. Revista Portuguesa de Educação, 20(1), 129-161.

Sampaio, C. & Morgado, J. (2015). As atitudes dos professores do primeiro ciclo do ensino básico face à educação inclusiva de alunos com necessidades educativas especiais. Interacções, 10(33), 163-188. https://doi.org/10.25755/int.6734

Sanches, I. & Teodoro, A. (2006). Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação, 8, 63-83. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/691

Seabra, F. (2017). Equidade e inclusão: sentidos e aproximações. In J.A. Pacheco, G. Mendes, F. Seabra, & I. C. Viana (Orgs.), Currículo, Inclusão e Educação Escolar (pp. 763-781). CIEd/Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Silva, M. O. E. da (2009). Da exclusão à inclusão: concepções e práticas. Revista Lusófona de Educação, 13, 135-153. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/562

Strieder, R. & Nogaro, N. (2016). No controverso desafio da educação inclusiva: um convite para pensar a complexidade humana. Revista Portuguesa de Educação, 29(1), 51-73. https://doi.org/doi:10.21814/rpe.8799

Thomas, G. (2013). A review of thinking and research about inclusive education policy, with suggestions for a new kind of inclusive thinking. British Educational Research Journal, 39(3), 473-490. https://doi.org/10.1080/01411926.2011.652070

Vlachou, A. (2004). Education and inclusive policy-making: implications for research and practice. International Journal of Inclusive Education, 8(1), 3-21. https://doi.org/10.1080/1360311032000139449

Waitoller, F. R. & Kozleski, E. B. (2015). No stone left unturned: Exploring the convergence of New Capitalism in inclusive education in the U.S. Education Policy Analysis Archives, 23(37). https://doi.org/10.14507/epaa.v23.1779

LEGISLAÇÃO CONSULTADA

Decreto-Lei n.º 54/2018, Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06.

Decreto-Lei n.º 55/2018, Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06.

Portaria n.º 69/2019, Diário da República n.º 40/2019, Série I de 2019-02-26.

Downloads

Publicado

2021-12-30 — Atualizado em 2021-12-31

Versões

Como Citar

Abrantes, P. (2021). Educação Inclusiva: Proposta de quadro analítico e aplicação ao caso português. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 25–41. https://doi.org/10.21814/rpe.18677 (Original work published 30 de Dezembro de 2021)

Edição

Secção

Artigos