Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos: Metamorfoses do trabalho docente na cultura digital

Autores

  • Evandro Salvador Alves Oliveira Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sálua Cecílio Uniube

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.19570

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias digitais, Trabalho Docente, Metamorfoses

Resumo

O mundo do trabalho tem sido significativamente reorganizado na cultura do capitalismo global e flexível e vem requerendo um novo perfil de trabalhador. Assim, também o trabalho docente tem sido modificado em razão das metamorfoses simultâneas ocorridas a partir dos constantes movimentos no âmbito da economia, educação, política, e até mesmo em função da cultura digital, que afetam a vida e a profissão dos professores. Dado esse novo panorama social e cultural, aqui objetiva-se discutir aspectos que envolvem a transição “dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos”, propiciada, sobretudo, pela cultura digital e seu potencial de mudança no trabalho docente. O foco é compreender as principais mudanças ocorridas no trabalho de um grupo de docentes do ensino superior de um Centro Universitário do interior de Goiás, Brasil. Participaram da pesquisa de campo, como entrevistados, 15 docentes. Os resultados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo temática para a organização e tratamento das informações. Entre as principais conclusões, tem-se que as tecnologias digitais interferem nos processos, natureza, dimensões e desenvolvimento do trabalho docente no ensino superior, provavelmente pelo fato de elas não se caracterizarem como aspectos invisíveis no processo de trabalho na cultura digital.

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Biografias Autor

Evandro Salvador Alves Oliveira, Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutorando em Estudos da Criança - Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Educação pela UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil).

Sálua Cecílio, Uniube

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE – Doutora em Sociologia pela USP.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Oliveira, E. S. A., & Cecílio, S. (2022). Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos: Metamorfoses do trabalho docente na cultura digital. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 42–60. https://doi.org/10.21814/rpe.19570

Edição

Secção

Artigos