Efeitos da intensificação do trabalho no ensino superior: da fragmentação à articulação entre investigação, ensino, gestão académica e transferência de conhecimento

Autores

  • Carolina da Costa Santos Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
  • Fátima Pereira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
  • Amélia Lopes Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.6820

Resumo

O ensino superior português, atualmente, é marcado por transformações, em consequência da adaptação da educação às mudanças políticas, económicas e sociais do país. Fatores externos, portanto, reconfiguram as preocupações, as estruturas e os objetivos da universidade. Os professores sofrem o impacto dessas mudanças, respondendo a novas exigências e reconstruindo a sua identidade. Este artigo discute a identidade académica e as dimensões do trabalho do professor universitário – ensino, investigação, gestão académica e prestação de serviços à comunidade/transferência de conhecimento – face ao cenário atual de transformações. Recorrendo a narrativas de tipo biográfico e a um grupo de discussão focalizada, o caráter empírico do estudo centra-se na voz de professores da área da Educação de uma universidade pública portuguesa. Os resultados destacam a identidade académica delineada pela intensificação do trabalho e o desejo da articulação entre as dimensões do trabalho docente, visando romper a fragmentação da profissão.

PALAVRAS-CHAVE

Identidade académica; Transformações do ensino superior; Intensificação do trabalho docente; (Re)construção da identidade profissional

 

ABSTRACT

Contemporary higher education is characterized by continuing alterations, as the educational system tends to follow economic, political and social changes in  Portugal.  In  consequence,  external  factors  reconfigure  universities concerns, structures and goals. These changes have a considerable impact on academic work while higher education teachers have to respond to new tasks. Therefore,  academic  identity  may  be  reconstructed.  This  study  aims  at understanding the academic identity related with the four areas of academic work – teaching, research, leadership activities and knowledge exchange – in the current changing higher education context. Focus group and biographical narratives  were  conducted  as  methodological  strategies.  The  participants were  academics  of  a  Department  of  Education  in  a  Portuguese  public university.  Results  highlight  work  intensification  as  a  defining  feature  of academic identity. Through data analysis, it is also possible to identify the desire of articulating the four areas of academic work in order to break up with the work fragmentation.

KEYWORDS

Academic identity; Higher education changes; Academic work intensification; Professional identity (re)construction

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Carolina da Costa Santos, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Carolina da Costa Santos é doutoranda em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCEUP, onde concluiu o mestrado em ciências da Educação (2013). É formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011) – UNIRIO – e em Letras: português, francês e respetivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Vinculada ao Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), é bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT (BD/SFRH/98812/2013).

Fátima Pereira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Fátima Pereira é doutora em Ciências da Educação e Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP, membro da  Comissão Coordenadora do Conselho Científico do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), da Comissão Científica do Mestrado em Ciências da Educação e da Comissão de Ética, da FPCEUP. É, ainda, membro de conselhos científicos/editorias e referee de várias revistas nacionais e internacionais e participa em diversas redes de investigação internacionais na Europa e América Latina.

Amélia Lopes, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas

Amélia Lopes é doutora em Ciências da Educação e Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCEUP, Vice Diretora do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas – CIIE – e coordena a área de investigação Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e de Educação.

Downloads

Publicado

2016-07-16

Como Citar

Santos, C. da C., Pereira, F., & Lopes, A. (2016). Efeitos da intensificação do trabalho no ensino superior: da fragmentação à articulação entre investigação, ensino, gestão académica e transferência de conhecimento. Revista Portuguesa De Educação, 29(1), 295–321. https://doi.org/10.21814/rpe.6820

Edição

Secção

Artigos