Avaliação de jogos educativos no ensino de conteúdos acadêmicos: Uma revisão sistemática da literatura
Evaluation of educational games in the teaching of academic content: A systematic literature review
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.19130Palavras-chave:
jogos educativos, ensino-aprendizagem, Educação Baseada em EvidênciasResumo
Este estudo teve como objetivo fazer uma revisão sistemática da literatura de estudos empíricos que avaliaram o efeito de jogos educativos na aprendizagem de assuntos acadêmicos, comparando os efeitos de estudos com diferentes delineamentos de pesquisa. Na revisão, foram incluídos artigos empíricos e relatos de casos publicados em inglês ou português, de janeiro de 2006 a setembro de 2019, que mencionavam ou continham palavras-chave definidas previamente que avaliavam os jogos como método de intervenção para o ensino de conteúdo escolar formal. Inicialmente, 171 registros foram localizados e 24 foram selecionados com base nos critérios de inclusão. Verificou-se que: as crianças foram os principais participantes; os jogos eletrônicos foram os mais utilizados; e a Matemática foi a disciplina utilizada na maioria estudos. Em 13 estudos, o desenho do grupo foi empregado e verificou-se que o grupo experimental apresentou melhor desempenho acadêmico quando comparado ao grupo-controle. Em todos os 11 estudos que utilizaram um delineamento de caso único, o desempenho pós-teste foi maior que o do pré-teste. Esses resultados mostraram que os jogos tiveram o efeito de aumentar o desempenho acadêmico dos alunos.
Downloads
Referências
Bennett, N., Wood, L., & Rogers, S. (2001). Teaching through play: Teachers’ thinking and classroom practice (2nd ed.). Buckingham: Open University Press.
Blumberg, P. (2011). Making evidence-based practice an essential aspect of teaching. Journal of Faculty Development, 25(3), 27–32. Recuperado de https://eric.ed.gov/?id=EJ975201
Brasil, Ministério da Educação. (2015). Base Nacional Comum Curricular: primeira versão. Brasília: Ministério da Educação. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Cahyana, U., Paristiowati, M., Savitri, D. A., & Hasyrin, S. N. (2017). Developing and application of mobile game based learning (M-GBL) for high school students performance in chemistry. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 13(10), 7037–7047. https://doi.org/10.12973/ejmste/78728
Cardozo, L. T., Miranda, A. S., Moura, M. J. C. S., & Marcondes, F. K. (2016). Effect of a puzzle on the process of students’ learning about cardiac physiology. Advances in Physiology Education, 40(3), 425–431. https://doi.org/10.1152/advan.00043.2016
Castro, M. V. de, Bissaco, M. A. S., Panccioni, B. M., Rodrigues, S. C. M., & Domingues, A. M. (2014). Effect of a virtual environment on the development of mathematical skills in children with dyscalculia. PLoS ONE, 9(7), 1–16. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0103354
Cha, J., Kan, S.-Y., Wahab, N. H. A., Aziz, A. N., & Chia, P. W. (2017). Incorporation of brainteaser game in basic organic chemistry course to enhance students’ attitude and academic achievement. Journal of the Korean Chemical Society, 61(4), 218–222. https://doi.org/10.5012/jkcs.2017.61.4.218
Cheng, M. T., Lin, Y. W., & She, H. C. (2015). Learning through playing Virtual Age: Exploring the interactions among student concept learning, gaming performance, in-game behaviors, and the use of in-game characters. Computers and Education, 86, 18–29. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2015.03.007
Clark, D. B., Tanner-Smith, E. E., & Killingsworth, S. S. (2016). Digital games, design, and learning: A systematic review and meta-analysis. Review of Educational Research, 86(1), 79–122. https://doi.org/10.3102/0034654315582065
Cordingley, P. (2007). Professores Usando Evidências: Utilizar o que sabemos sobre ensino e aprendizagem para reconceituar a prática baseada em evidências. In G. Thomas & R. Pring (Eds.), Educação baseada em evidências: A utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica (pp. 91–102). Porto Alegre: Artmed.
De Rose, J. C., & Gil, M. S. C. de A. (2003). Para uma análise do brincar e de sua função educacional - a função educacional do brincar. In M. Z. da S. Brandão, F. C. de S. Conte, F. S. Brandão, Y. K. Ingberman, C. B. De Moura, V. M. da Silva, & S. M. Oliane (Eds.), Sobre Comportamento e Cognição (pp. 373–382). Santo André: Esetec.
El Kah, A., & Lakhouaja, A. (2018). Developing effective educative games for Arabic children primarily dyslexics. Education and Information Technologies, 23(6), 2911–2930. https://doi.org/10.1007/s10639-018-9750-2
Elliott, J. (2007). Tornando educativa a prática baseada em evidências. In G. Thomas & R. Pring (Eds.), Educação baseada em evidências: A utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica (pp. 177–200). Porto Alegre: Artmed.
Fazio, L. K., Kennedy, C. A., & Siegler, R. S. (2016). Improving children’s knowledge of fraction magnitudes. PLOS ONE, 11(10), 1–14. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0165243
Fotaris, P., Mastoras, T., Leinfellner, R., & Rosunally, Y. (2016). Climbing up the leaderboard: An empirical study of applying gamification techniques to a computer programming class. The Electronic Journal of E-Learning, 14(2), 94–110. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/293816223_Climbing_Up_the_Leaderboard_An_Empirical_Study_of_Applying_Gamification_Techniques_to_a_Computer_Programming_Class
Gabriel, F., Coché, F., Szucs, D., Carette, V., Rey, B., & Content, A. (2012). Developing children’s understanding of fractions: An intervention study. Mind, Brain, and Education, 6(3), 137–146. https://doi.org/10.1111/j.1751-228X.2012.01149.x
Gris, G., Perkoski, I. R., & Souza, S. R. (2018). Jogos Educativos: Aspectos Teóricos, Aplicações e Panorama da Produção Nacional por Analistas do Comportamento. In D. L. O. V. Boas, F. Cassas, H. L. Gusso, & P. C. M. Mayer (Eds.), Comportamento em foco: Ensino, Comportamento Verbal e Análise Conceitual (7th ed., pp. 50–67). São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Recuperado de http://abpmc.org.br/arquivos/publicacoes/1540256062f013532843ad.pdf
Groccia, J. E., & Buskist, W. (2011). Need for evidence-based teaching. New Directions for Teaching and Learning, 2011(128), 5–11. https://doi.org/10.1002/tl.463
Hammersley, M. (2007). Algumas questões sobre a prática baseada em evidências na educação. In G. Thomas & R. Pring (Eds.), Educação baseada em evidências: A utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica (pp. 143–160). Porto Alegre: Artmed.
Hirsh-Pasek, K., Golinkoff, R. M., Berk, L. E., & Singer, D. (2008). A mandate for playful learning in preschool: Applying the scientific evidence. Nova York: Oxford University Press.
Huizinga, J. (2000). Homo ludens. (P. J. Monteiro, Ed.) (4th ed.). São Paulo: Editora Perspectiva S.A.
Jabbar, A. I. A., & Felicia, P. (2015). Gameplay engagement and learning in game-based learning: A systematic review. Review of Educational Research, 85(4), 1–40. https://doi.org/10.3102/0034654315577210
Johnson-Glenberg, M. C., & Hekler, E. B. (2013). “Alien Health Game”: An embodied exergame to instruct in nutrition and MyPlate. Games for Health Journal, 2(6), 354+. https://doi.org/10.1089/g4h.2013.0057
Johnson-Glenberg, M. C., Savio-Ramos, C., & Henry, H. (2014). “Alien Health”: A nutrition instruction exergame using the kinect sensor. Games for Health Journal, 3(4), 241–251. https://doi.org/10.1089/g4h.2013.0094
Kanthan, R., & Senger, J. (2011). The impact of specially designed digital game-based learning in undergraduate pathology and medical education. Archives of Pathology & Laboratory Medicine, 135(1), 135–142. https://doi.org/10.1043/2009-0698-OAR1.1
Ke, F. (2008). A case study of computer gaming for math: Engaged learning from gameplay? Computers and Education, 51(4), 1609–1620. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2008.03.003
Ke, F. (2016). Designing and integrating purposeful learning in game play: a systematic review. Educational Technology Research and Development, 64(2), 219–244. https://doi.org/10.1007/s11423-015-9418-1
Kishimoto, T. M., Pinazza, M. A., Morgado, R. de F. C., & Toyofuki, K. R. (2011). Jogo e letramento crianças de 6 anos no ensino fundamental. Revista Educação e Pesquisa, 37(1), 191–210. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022011000100012&script=sci_abstract&tlng=pt
Klisch, Y., Miller, L. M., Wang, S., & Epstein, J. (2012). The impact of a science education game on students’ learning and perception of inhalants as body pollutants. Journal of Science Education and Technology, 21(2), 295–303. https://doi.org/10.1007/s10956-011-9319-y
Kosmas, P., Ioannou, A., & Zaphiris, P. (2018). Implementing embodied learning in the classroom: effects on children’s memory and language skills. Educational Media International, 56(1), 59–74. https://doi.org/10.1080/09523987.2018.1547948
McCarroll, M. L., Pohle-Krauza, R. J., & Martin, J. L. (2009). Active learning in the classroom: A muscle identification game in a kinesiology course. Advances in Physiology Education, 33(4), 319–322. https://doi.org/10.1152/advan.00013.2009
McGonigal, J. (2012). A realidade em jogo: Por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. (E. Rieche, Ed.) (1st ed.). Rio de Janeiro: Best Seller.
Michaelsen, L. K., & Sweet, M. (2011). Team-based learning. New Directions for Teaching and Learning, 2011(128), 41–51. https://doi.org/10.1002/tl.467
Morford, Z. H., Witts, B. N., Killingsworth, K. J., & Alavosius, M. P. (2014). Gamification: The intersection between Behavior Analysis and game design technologies. The Behavior Analyst, 37(1), 25–40. https://doi.org/10.1007/s40614-014-0006-1
Neves, V. F. A., Castanheira, M. L., & Gouvêa, M. C. S. (2015). O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil: Brincadeiras diferentes. Revista Brasileira de Educação, 20(60), 215–244. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206011
Perkoski, I. R., & Souza, S. R. (2015). “O Espião”: Uma perspectiva analítico comportamental do desenvolvimento de jogos educativos de tabuleiro. Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 6(2), 74–88. https://doi.org/10.18761/pac.2015.020
Rico, M., Agudo, J. E., & Sánchez, H. (2015). Language learning through handheld gaming: A case study of an english course with engineering students. Journal of Universal Computer Science, 21(10), 1362–1378. Recuperado de http://www.jucs.org/jucs_21_10/language_learning_through_handheld
Roesch, S., Jung, S., Huber, S., Artemenko, C., Bahnmueller, J., Heller, J., Moeller, K. (2016). Training arithmetic and orthography on a web-based and socially-interactive learning platform. International Journal of Education and Information Technologies, 10, 204–217. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/309530051_Training_arithmetic_and_orthography_on_a_web-based_and_socially-interactive_learning_platform
Silva, M. C. F. R. da. (2014). A prática educativa baseada em evidências: Contribuições na formação de docentes interdisciplinares. Revista Interdisciplinaridade, 1(5), 25–30. Recuperado de http://www4.pucsp.br/gepi/downloads/revistas/revista-5-gepi-out14.pdf
Stolaki, A., & Economides, A. A. (2018). The Creativity Challenge Game: An educational intervention for creativity enhancement with the integration of Information and Communication Technologies (ICTs). Computers and Education, 123(July 2017), 195–211. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.05.009
Thomas, G., & Pring, R. (2007). Educação baseada em evidências: A utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. (G. Thomas & R. Pring, Eds.). Porto Alegre: Artmed.
Tüzün, H., Yilmaz-Soylu, M., Karakuş, T., Inal, Y., & Kizilkaya, G. (2009). The effects of computer games on primary school students’ achievement and motivation in geography learning. Computers and Education, 52(1), 68–77. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2008.06.008
Yang, Y. T. C. (2012). Building virtual cities, inspiring intelligent citizens: Digital games for developing students’ problem solving and learning motivation. Computers and Education, 59(2), 365–377. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.01.012
Yang, Y. T. C. (2015). Virtual CEOs: A blended approach to digital gaming for enhancing higher order thinking and academic achievement among vocational high school students. Computers and Education, 81, 281–295. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2014.10.004
Yen-Hua, C., Chiu-Pin, L., Chee-Kit, L., Yin-juan, S., & Tak-Wai, C. (2012). A collaborative cross number puzzle game to enhance elementary students’ arithmetic skills. Turkish Online Journal of Educational Technology, 11(2), 1–14. Recuperado de https://eric.ed.gov/?id=EJ989008
Yien, J., & Lin, Y. (2011). A game-based learning approach to improving students’ learning achievements in a nutrition course. The Turkish Online Journal of Educational Technology, 10(2), 1–10. Recuperado de https://eric.ed.gov/?id=EJ932220
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0