Protagonismo como valor estruturante: Enfrentando a invisibilidade infantojuvenil na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.27217

Palavras-chave:

Protagonismo infantojuvenil, Invisibilidade infantojuvenil, Valores e crenças

Resumo

Neste artigo, explicitamos os aspectos teóricos relevantes à promoção do protagonismo infantojuvenil no ambiente escolar, no sentido de enfrentar a invisibilidade a partir da infância e, também, facilitar o seu desenvolvimento. Partimos da abordagem da Psicologia Cultural, de orientação semiótica, para explicar a conceituação de protagonismo infantojuvenil. Este é compreendido como o resultado de crenças, valores e práticas sociais que promovem a real participação na construção, e em possíveis mudanças, das práticas sociais e pedagógicas do ecossistema escolar, por meio do compartilhamento de tarefas e responsabilidades com os adultos, segundo a capacidade de todos os envolvidos. De acordo com uma orientação para o protagonismo, os sujeitos podem desenvolver, através das práticas sociais e pedagógicas, a agência e a responsabilidade, o que permite a construção coletiva de crenças e valores pró-sociais. Argumentamos sobre como a criação de um ambiente dialógico pode se contrapor às crenças na incapacidade e incompletude infantojuvenil, as quais estão na base da invisibilidade desse grupo etário. Conclui-se que o protagonismo infantojuvenil, como valor fundamental, é necessário para promover práticas culturais e pedagógicas que considerem as vozes e sugestões no contexto educativo. Tais práticas, por sua vez, aumentarão a motivação, agência, autonomia e a capacidade de reflexão, com impacto positivo nas relações e experiências de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2023-10-09

Como Citar

Pires, S. F. S., & Branco, A. U. (2023). Protagonismo como valor estruturante: Enfrentando a invisibilidade infantojuvenil na escola. Revista Portuguesa De Educação, 36(2), e23035. https://doi.org/10.21814/rpe.27217