Operacionalização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: Um estudo de caso no 1.º CEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.27815

Palavras-chave:

Currículo, Autonomia curricular, Flexibilidade curricular, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Matemática

Resumo

O revigoramento das escolas, introduzido pela autonomia e flexibilidade curricular, tornou necessário compreender a forma como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória estava a ser operacionalizado pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um determinado agrupamento de escolas do distrito do Porto, dando, igualmente, a conhecer a perceção dos docentes acerca do reflexo dessa operacionalização, na melhoria da qualidade das aprendizagens de Matemática. Para o efeito, foi conduzido um estudo de caso – recorrendo ao método de investigação misto –, cujos participantes foram selecionados por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário – composto por questões de resposta fechada e aberta –, a partir do qual se realizou uma análise estatística descritiva para os dados quantitativos e uma análise de conteúdo para os qualitativos. Os resultados obtidos – apesar de favoráveis – revelaram que existe, ainda, um longo caminho a percorrer ao nível do planeamento e da maximização da autonomia e flexibilidade – que pode ser promovida pela gestão escolar e pela comunidade educativa.

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Biografias Autor

Paula Andrade, Agrupamento de Escola Diogo de Macedo, Portugal

Professora do 1.º CEB.

Ângela Couto, Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) do Politécnico do Porto, reconhecido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Cláudia Maia-Lima, Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) do Politécnico do Porto, reconhecido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Andrade, P., Couto, Ângela, Maia-Lima, C., & Lima, F. (2024). Operacionalização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: Um estudo de caso no 1.º CEB. Revista Portuguesa De Educação, 37(1), e24018. https://doi.org/10.21814/rpe.27815

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