A propagação da crença escolar ou o "contágio da convicção": Os ritos de instituição no romance O Ateneu

Autores

  • Tiago Ribeiro Santos Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil
  • Rita de Cássia Marchi Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.2983

Resumo

Este artigo, na interface da sociologia da educação com a história da educação, apresenta uma análise dos ritos de instituição descritos no romance O Ateneu, de autoria do escritor brasileiro Raul Pompeia, publicado originalmente em 1888. O romance retrata o cotidiano escolar de um colégio de elite da época. Os ritos de instituição no colégio Ateneu atuam no sentido de produzir – reproduzindo – a crença na vida escolar, estabelecendo diferenças entre os indivíduos a que são direcionados. Nesse sentido, os ritos escolares atuam no convencimento dos agentes à adesão e participação nas diversas atividades do colégio, orquestrando de forma coletiva os diversos interesses, disposições e modos de conduta.

Palavras-chave
Ritos de instituição; Vida escolar; Romance

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Como Citar

Santos, T. R., & Marchi, R. de C. (2013). A propagação da crença escolar ou o "contágio da convicção": Os ritos de instituição no romance O Ateneu. Revista Portuguesa De Educação, 26(1), 37–57. https://doi.org/10.21814/rpe.2983

Edição

Secção

Artigos