Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada

Autores

  • Mariana Gaio Alves Universidade Nova de Lisboa, Portugal
  • Teresa Varela Universidade Nova de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3001

Resumo

O artigo centra-se na temática da relação entre escola e comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada à luz quer da evolução de modelos de organização do sistema educativo português, quer de diversos contributos de reflexão e pesquisa, produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. Numa segunda parte, apresentam-se dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada, o qual constitui a etapa exploratória de uma pesquisa de doutoramento. Por fim, na nota conclusiva, para além da sistematização dos resultados da reflexão produzida no artigo, apontam-se pistas de investigação futuras que permitam aprofundar a exploração da temática em análise.

Palavras-chave
Gestão escolar; Sistema educativo; Comunidades locais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Alves, M. G., & Varela, T. (2012). Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada. Revista Portuguesa De Educação, 25(2), 31–61. https://doi.org/10.21814/rpe.3001

Edição

Secção

Artigos