Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática

Autores

  • María Carmen Ricoy Universidade de Vigo, Espanha
  • Maria João V. S. Couto Universidade de Vigo, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3009

Resumo

A problemática subjacente ao estudo considera que a integração de recursos educativos de tipologia diversa, assim como a evidência da sua quantidade, revela uma forma de atuar da qual derivam, entre outros aspetos, as estratégias didáticas que envolvem o processo formativo. Por este motivo, neste estudo, pretende-se principalmente descobrir quais são, em geral, os recursos utilizados no Ensino Secundário e, em particular, na disciplina de Matemática, assim como conhecer os relativos às TIC. Trata-se de uma investigação por estudo de caso, tendo-se utilizado o questionário como instrumento para a recolha de dados, envolvendo 97 alunos do Norte de Portugal. Como conclusão, ressalta-se que os recursos educativos mais utilizados nas diferentes disciplinas continuam a ser os manuais e as fichas de trabalho, apesar de não motivarem os alunos. A mesma realidade está patente nas aulas de Matemática, usando-se apenas pontualmente algum outro recurso, como a calculadora gráfica, os computadores e a Internet.

Palavras-chave
Recursos educativos; TIC; Ensino Secundário; Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Ricoy, M. C., & Couto, M. J. V. S. (2012). Os recursos educativos e a utilização das TIC no Ensino Secundário na Matemática. Revista Portuguesa De Educação, 25(2), 241–262. https://doi.org/10.21814/rpe.3009

Edição

Secção

Artigos