Atitudes de Professores e Estudantes de Universidades e Escolas Superiores de Portugal face às Pessoas com Deficiência
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.30680Palavras-chave:
Deficiência, Inclusão, Atitudes, Ensino SuperiorResumo
As atitudes destacam-se dos diversos fatores favoráveis à inclusão de pessoas com deficiência. Esta investigação teve como objetivos adaptar e validar uma escala de atitudes face à deficiência; conhecer as atitudes de alunos e professores de escolas superiores e universidades de Portugal face às pessoas com deficiência, para isso utilizou-se a Escala de Atitudes (EAPD) forma G; verificar se as atitudes mudam segundo as variáveis independentes: idade, sexo ... e propor alterações de melhoria para a inclusão. A escala EAPD apresentou um alto nível de fiabilidade (estabilidade e consistência interna). O Alfa de Cronbach, obtido na amostra piloto (n=100) foi de .86, na amostra de alunos (n=454) foi .92 e na dos professores (n=123) .93. Classificaram-se as atitudes em positivas, neutras e negativas: as atitudes positivas foram pontuadas no intervalo [1,2]; as atitudes neutras no intervalo ]2, 4[; as atitudes negativas no intervalo [4,6]. Os resultados mostram que em contextos universitários existem atitudes positivas, no entanto, existe uma presença de atitudes neutras e negativas importante.
Downloads
Referências
Abrantes, P. (2019). Educação inclusiva: proposta de quadro analítico e aplicação ao caso português. Revista da educação, 34(1), 25-41. http://doi.org/10.21814/rpe.18677
Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva [AENEEI] (2018). Financing Policies for inclusive education systems: Resourcing levers to reduce disparity in education. AENEEI.
Ainscow, M., & Miles, S. (2008). Por una educación para todos que sea inclusiva: ¿Hacia dónde vamos ahora? Perspectivas, 38(1), 1, 17-44. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000178967_spa.locale=en
Alves, S. R. G. (2015). Avaliação das atitudes de alunos do ensino básico face aos pares com incapacidades e ensaio exploratório de um programa de intervenção. [Tese de doutoramento publicada.] Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/102370
Amiama-Espaillat, C. (2020). Desafíos de la Educación Especial en el desarrollo de escuelas inclusivas. Ciencia y Educación, 4(3), 133-143. https://doi.org/10.22206/cyed.2020.v4i3.pp133-143
Antonak, R. F., & Livneh, H. (2000). Measurement of attitudes towards persons with disabilities. Disability and Rehabilitation, 22(5), 211–224. https://doi.org/10.1080/096382800296782
Antunes, K. C. J., & Amorim, C. C. (2021). Os desafios da docência no ensino superior frente à inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, 15(Esp. 2), 1465–1481. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13800
Araya-Cortés, A., González-Arias, M. y Cerpa-Reyes, C. (2014). Actitud de universitarios hacia las personas con discapacidad. Educación y Educadores 17(2), 289-305. 10.5294/edu.2014.17.2.5
Atoche-Silva, L. A., Horna-Calderón, V. E., Vela-Miranda, O. M., & Sánchez-Chero, M. J. (2021). Actitudes hacia personas con discapacidad en estudiantes universitarios. Revista de la Universidad del Zulia, 12(33), 209-226. https://doi.org/10.46925//rdluz.33.15
Arias González, V., Arias Martínez, B., Verdugo Alonso, M. A., Rubia Avi, M., & Jenaro Río, C. (2016). Evaluación de las actitudes de los profesionales hacia las personas con discapacidad. Siglo Cero, 47(2), 7-41. https://doi.org/10.14201/scero2016472741
Arnaiz-Sánchez, P., Escarbajal Frutos, A., Alcaraz García, S., & de Haro Rodríguez, R. D. (2021). Formación del profesorado para la construcción de aulas abiertas a la inclusión. Revista de Educación, (393), 37-67. https://recyt.fecyt.es/index.php/Redu/article/view/89651
Batista, F. F. L., Santos, S. D. G., & Fumes, N. L. F. (2016). Atitudes dos Docentes do Curso de Educação Física face à Inclusão na Educação Superior. Revista da Associação Brasileira De Atividade Motora Adaptada, 17(1), 43-48. https://doi.org/10.36311/2674-8681.2016.v17n1.08.p43
Batista, L. A., & Cardoso, M. D. O. (2020). Educação inclusiva: Desafíos e percepções na contemporaneidade. Revista Educação Pública, 20(44), 1-7. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/educacao-inclusiva-desafios-e-percepcoes-na-contemporaneidade
Casanova, M. A. (2020). Miradas de futuro: Educación inclusiva para la sociedad democrática. Una revisión en el tiempo. Avances en Supervisión Educativa, (33), 03. https://doi.org/10.23824/ase.v0i33.683
Cobos, D., & Calvo, X. (2016). Actitudes de los docentes Universitarios hacia las Personas con Discapacidad: Caso de una Universidad de Cuenca-Ecuador. Revista Congreso de Ciencia y Tecnología, 2016, 364-367. https://www.researchgate.net/publication/304825155_Actitudes_de_los_docentes_universitarios_hacia_las_personas_con_discapacidad_Caso_de_una_universidad_privada_de_Cuenca-Ecuador
Collado-Sanchis, A., Tárraga-Mínguez, R., Lacruz-Pérez, I., & Sanz-Cervera, P. (2020). Análisis de actitudes y autoeficacia percibida del profesorado ante la educación inclusiva. Educar, 56(2), 509-523. https://doi.org/10.5565/rev/educar.1117
Convención Internacional de Naciones Unidas sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad [CDPD]. (2006). Naciones Unidas. https://www.un.org/esa/socdev/enable/documents/tccconvs.pdf
Presidência do Conselho de Ministros (2018) Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, da Presidencia do Conselho de Ministros. Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva. Diário da República: I Série, 129. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/54-2018-115652961
Duk, C., & Murillo, F. J. (2010). Claves de la formación de profesores para escuelas inclusivas. Revista Latinoamericana De Educación Inclusiva, 4(2), 11–12. https://revistas.ucentral.cl/revistainclusiva/article/view/4_2_001
Faúndez, E. M. F. (2018). Actitudes hacia la inclusión de universitarios con discapacidad: Desarrollo y validación de una escala basada en la Teoría de la Conducta Planificada. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 16(44), 199-222. https://doi.org/10.25115/ejrep.v16i44.1944
Fragoso, F. M. R. A. (2017). Inclusão, atitudes, perspetivas e mentalidades: O caso do concelho de Évora. Revista Educação Especial, 30(57), 235–250. https://doi.org/10.5902/1984686X22505
García, J. L. A. (2016). Actitudes hacia la discapacidad de aspirantes a educadores sociales. Propuestas de formación para una educación inclusiva. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva, 9(1), 13-29. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/67
Garzón, P., Calvo, M. I., & Orgaz, B. (2016). Educación Educativa. Actitudes y estrategias del profesorado”. Revista Española de Discapacidad, 4(2), 25-45. https://doi.org/10.5569/2340-5104.04.02.02
Lezcano, F., Abella, V. & Casado, R. (2015). Implicaciones de la teoría de valores humanos de Schwartz en la actividad educativa con adolescentes. Revista iberoamericana de Educación, 60(1), e7. https://doi.org/10.35362/rie6011337
Lett, K., Tamaian, A., & Klest, B. (2020). Impact of ableist microaggressions on university students with self-identified disabilities. Disability & Society, 35(9), 1441-1456. https://doi.org/10.1080/09687599.2019.1680344
Maldonado, E. P. (2020). Revisión sistemática: Inclusión educativa de estudiantes universitarios en situación de discapacidad em América Latina. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 46(1), 413-429. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052020000100413
Melo, M. F. (2017). Qualidade e atitudes face à atenção à diversidade: proposta de melhoria. [Tese de doutoramento publicada]. Universidade da Coruña. http://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/19527/Melo_MarciaFonsecade_TD_2017.pdf?sequence=1
Naciones Unidas (2017). Guía para asegurar la inclusión y la equidad en la educación. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000259592
Naciones Unidas (2015). Transformar nuestro mundo: La Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld
Neves, C., Almeida, A. P., & Ferreira, M. (2023). Headteachers and Inclusion: Setting the Tone for an Inclusive School. Education Sciences, 13(2), 129. https://doi.org/10.3390/educsci13020129
Pinto, F. R. N. (2016). Atitudes de país de crianças com um desenvolvimento típico face à incluso de crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular. [Dissertação de mestrado publicada]. Universidade de Coimbra. https://hdl.handle.net/10316/35797
Porfírio, J. A., Gronita, J., Carrilho, T., & Silva, H. V. (Coords.). (2016). Ensino Superior para pessoas com deficiência visual e auditiva em Portugal: Diagnóstico e contributos para uma efetiva inclusão. Universidade Aberta. http://www.isolearn.net/isolearndocs/isolearn_portugal_study.pdf
Rodríguez, A. I., & González, Y. M. (2019). La producción científica em educación inclusiva: avances y desafíos. Revista Columbiana de Educación, (78), 383–418. https://doi.org/10.17227/rce.num78-9885
Sampaio, C., & Morgado, J. (2014). As atitudes dos professores do primeiro ciclo do ensino básico face à educação inclusiva de alunos com necessidades educativas especiais. Interações, 10(33), 163-188. https://doi.org/10.25755/int.6734
Sánchez Serrano, J. M., Alba Pastor, C., & Zubillaga del Río, A. (2021). La formación para la educación inclusiva en los títulos de maestro en educación primaria de las universidades españolas. Revista de Educación, (393), 321-352. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2021-393-496
Rodríguez, M. (2016). Actitudes hacia la discapacidad en alumnos de Magisterio de Educación Infantil. Propuestas de formación para una Educación Inclusiva. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva, 9(1), 223-238. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/82
Smith, S. A., Woodhead, E., & Chin-Newman, C. (2021). Disclosing accommodation needs: exploring experiences of higher education students with disabilities. International Journal of Inclusive Education, 25(12), 1358-1374. https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1610087
Tello, J. (2022). Actitudes docentes frente al estudiantado con discapacidad: una revisión de literatura. Ciencia y Educación, 6(1), 83-94. https://doi.org/10.22206/cyed.2022.v6i1.pp83-94
Triandis, H. C. (1971). Attitud and Attitud Change. Wiley.
UNESCO (1994). Declaración de Salamanca y Marco de Acción sobre Necesidades Educativas Especiales. Adoptada por la Conferencia Mundial sobre Necesidades Educativas Especiales: Acceso y Calidad. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000098427_spa
Veiga, C. V., Fernandes, L. M., & Verdugo, M. A. (2021). Inclusão das Pessoas com Deficiência. Políticas, Práticas, Investigação e Narrativas. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 8(2), 7-17. https://doi.org/10.21814/rlec.3711
Verdugo, M. A., Arias, B., & Jenaro, C. (1994). Actitudes hacia las personas con minusvalía. Instituto Nacional de Servicios Sociales.
Verdugo, M. A., Schalock, R. L., & Gómez, L. E. (2021). El modelo de calidad de vida y apoyos: La unión tras veinticinco años de caminos paralelos. Siglo Cero, 52(3), 9-28. https://doi.org/10.14201/scero2021523928
Viana, H. B., & Madruga V. A. (2008). Diretrizes para Adaptação Cultural de Escalas Psicométricas, Revista Digital, 12(116),1-4. http:// www.efdeportes.com
Vieira, S. M., & Omote, S. (2021). Atitudes sociais de professores em relação à incluso: Formação e mudança. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, e0254. https//doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0254
Warnock, M. (1978). Special Educational Needs: Report of the Committee of Enquiry into the Education of Handicapped Children and Young People. Stationery Office Books.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Maria Lurdes Nunes Fernandes, Isabel Calvo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0