Cacildas plurais: uma investigação teatral sobre a presença e a memória

Autores

  • José da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2016.0007

Palavras-chave:

José Celso Martinez Corrêa, Teatro Oficina, Cacilda Becker, Teatro brasileiro contemporâneo, Cultura brasileira

Resumo

Cacildas plurais: uma investigação teatral sobre a presença e a memória O artigo trata da peça escrita e dirigida por José Celso Martinez Corrêa sobre a aclamada actriz Cacilda Becker. O intérprete, que morreu em 1969, foi reconhecido por as suas representações no contexto do teatro moderno brasileiro dos anos cinquenta e sessenta. Ao preparar uma biografia teatral de Cacilda Becker, o autor não se limita a factos objectivos da vida da actriz. Recria livremente muitos aspectos da história do teatro e a cultura brasileira do período em que viveu, discutindo também o teatro actual na sua dupla dimensão, tanto estética como política. A estreia do espectáculo teve lugar na sede do Teatro Oficina, na cidade de São Paulo, em 1998. O peça é parte de um ciclo que o autor criou e dirigiu em torno da vida da actriz. e o seu momento histórico.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Costa, J. da. (2016). Cacildas plurais: uma investigação teatral sobre a presença e a memória. Sinais De Cena, (1), 75–91. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2016.0007

Edição

Secção

Dossiê temático