Para continuar a discussão sobre os clássicos na cena actual: duas desafiadoras criações cénicas da Vida do Grande D. Quixote de la Mancha e do Gordo Sancho Pança pela Comédie-Française e pelo Teatro O Bando

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2016.0012

Palavras-chave:

Marionetas, Ópera bufa, António José da Silva, D. Quixote, Mise en scène dos clássicos

Resumo

O carácter contemporâneo de um texto clássico foi muitas vezes entendido à letra porque, no momento da sua realização cénica, qualquer texto cria uma situação de comunicação com o espectador através das opções plásticas e artísticas disponíveis no momento actual da criação do espectáculo. O trabalho dramatúrgico que acompanha a encenação procura assegurar que esta comunicação tenha lugar. E se a escrita actual não parece pedir ao trabalho dramatúrgico para criar um lugar de acordo onde todos os participantes se encontrem, em frente de um texto clássico é essencial construir este lugar. Os meios, as modalidades e as razões são variados e circunstanciais, e por isso difíceis de enumerar. Dois casos baseados no mesmo texto de António José da Silva vão ajudar-nos a compreender como construir este lugar comum de comunicação no presente.

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Publicado

2016-01-14

Como Citar

Brilhante, M. J. (2016). Para continuar a discussão sobre os clássicos na cena actual: duas desafiadoras criações cénicas da Vida do Grande D. Quixote de la Mancha e do Gordo Sancho Pança pela Comédie-Française e pelo Teatro O Bando. Sinais De Cena, (1), 138–150. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2016.0012

Edição

Secção

Estudos aplicados