Narrativas em cena e os processos de criação de João Brites em adaptações de romances para os palcos do Teatro O Bando

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0004

Palavras-chave:

Romances em palco, Work in progress, Adaptação literária, João Brites, Teatro o Bando

Resumo

Neste ensaio, destacamos alguns aspectos dos processos e procedimentos de criação cénica de João Brites e do Teatro O Bando na adaptação de romances literários para o palco, examinando o seu particular interesse em trabalhar com romances e outras formas literárias não originalmente escritas para o palco: Gente Feliz com Lágrimas, de João de Melo em 2002, Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago em 2004 e Jerusalém de Gonçalo M. Tavares em 2008. Esta investigação foi realizada durante uma estadia de seis meses em Lisboa para pesquisa literária, documental e de campo com João Brites e o seu colectivo, identificando as etapas dos processos e procedimentos utilizados para a criação dessas actuações. A análise final dos objectos empíricos resultou da leitura e estudo dos romances, comparando-os à dramaturgia e, consequentemente, às gravações em vídeo: uma incursão no campo da genética do desempenho, que fornece um apoio metodológico para esta investigação.

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Publicado

2017-05-15

Como Citar

Dias, J. G. (2017). Narrativas em cena e os processos de criação de João Brites em adaptações de romances para os palcos do Teatro O Bando. Sinais De Cena, (2), 15–31. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0004

Edição

Secção

Dossiê temático