Narrativas em cena e os processos de criação de João Brites em adaptações de romances para os palcos do Teatro O Bando
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0004Palavras-chave:
Romances em palco, Work in progress, Adaptação literária, João Brites, Teatro o BandoResumo
Neste ensaio, destacamos alguns aspectos dos processos e procedimentos de criação cénica de João Brites e do Teatro O Bando na adaptação de romances literários para o palco, examinando o seu particular interesse em trabalhar com romances e outras formas literárias não originalmente escritas para o palco: Gente Feliz com Lágrimas, de João de Melo em 2002, Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago em 2004 e Jerusalém de Gonçalo M. Tavares em 2008. Esta investigação foi realizada durante uma estadia de seis meses em Lisboa para pesquisa literária, documental e de campo com João Brites e o seu colectivo, identificando as etapas dos processos e procedimentos utilizados para a criação dessas actuações. A análise final dos objectos empíricos resultou da leitura e estudo dos romances, comparando-os à dramaturgia e, consequentemente, às gravações em vídeo: uma incursão no campo da genética do desempenho, que fornece um apoio metodológico para esta investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Juarez Guimarães Dias
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".