«La crisis de los titiriteros»: censura e metaficção no teatro espanhol contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0013Palavras-chave:
Metaficção, Censura, Teatro de marionetas, Discurso jornalístico, Imaginário socialResumo
Em Fevereiro de 2016, durante os carnavais de Madrid, a peça "La bruja y don Cristóbal", da companhia Títeres desde Abajo, com sede em Granada-, teve o seu espectáculo interrompido pela polícia local e nacional depois de os espectadores se queixarem que o espectáculo glorificava o terrorismo ao exibir uma faixa com aplausos para a Al Qaeda e ETA. O incidente, tratado como uma questão de segurança do Estado, resultou na detenção dos artistas e deu origem, nas páginas de jornais como El País e ABC, a um debate público que raramente inclui o teatro entre os seus protagonistas. Este artigo, baseado numa comparação entre as reportagens realizadas pelos dois principais jornais espanhóis durante os cinco dias em que os marionetistas estiveram na prisão, propõe uma reflexão sobre as estratégias discursivas dos textos jornalísticos analisados, a fim de observar alguns dos dispositivos metafísicos utilizados neste debate público. Finalmente, o artigo propõe uma reflexão sobre algumas das questões que motivaram o incidente em torno do trabalho teatral: o lugar social do teatro de fantoches, frequentemente envolvido com o subversivo, e a construção histórica de tabus em relação aos conceitos de crise e identidade nacional.
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