«La crisis de los titiriteros»: censura e metaficção no teatro espanhol contemporâneo

Autores

  • Claudio Castro Filho Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0013

Palavras-chave:

Metaficção, Censura, Teatro de marionetas, Discurso jornalístico, Imaginário social

Resumo

Em Fevereiro de 2016, durante os carnavais de Madrid, a peça "La bruja y don Cristóbal", da companhia Títeres desde Abajo, com sede em Granada-, teve o seu espectáculo interrompido pela polícia local e nacional depois de os espectadores se queixarem que o espectáculo glorificava o terrorismo ao exibir uma faixa com aplausos para a Al Qaeda e ETA. O incidente, tratado como uma questão de segurança do Estado, resultou na detenção dos artistas e deu origem, nas páginas de jornais como El País e ABC, a um debate público que raramente inclui o teatro entre os seus protagonistas. Este artigo, baseado numa comparação entre as reportagens realizadas pelos dois principais jornais espanhóis durante os cinco dias em que os marionetistas estiveram na prisão, propõe uma reflexão sobre as estratégias discursivas dos textos jornalísticos analisados, a fim de observar alguns dos dispositivos metafísicos utilizados neste debate público. Finalmente, o artigo propõe uma reflexão sobre algumas das questões que motivaram o incidente em torno do trabalho teatral: o lugar social do teatro de fantoches, frequentemente envolvido com o subversivo, e a construção histórica de tabus em relação aos conceitos de crise e identidade nacional.

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Publicado

2017-05-15

Como Citar

Filho, C. C. (2017). «La crisis de los titiriteros»: censura e metaficção no teatro espanhol contemporâneo. Sinais De Cena, (2), 150–166. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0013

Edição

Secção

Estudos aplicados