Fogo Cruel em Lua de Mel: tragicomédia existencial
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0017Palavras-chave:
Críticos, Peça, Performance, Tragicomédia, Nazareno TourinhoResumo
Este artigo é dedicado à análise de uma peça de teatro criada pelo actor Cláudio Marinho, da Cia. Fé cénica. Uma proposta do Colóquio Internacional de Críticos de Teatro: Lançamento de Diálogos: Críticos de Arte da Performance e Esfera Pública, propõe reactivar o diálogo com quem escreve, criando as peças e, claro, com quem dirige, e com os espectadores. Do meu ponto de vista, os estudos críticos sobre as realizações artísticas requerem a indicação do momento da enuncia-ção, quando se fala, para quem e porquê é designado um evento específico a encenar, o chamado pós-encenação. Cruel Fire durante o Honey-Moon (1976) destaca um casal: ele é um poeta boémio e irreverente, ela é uma cantora de assistência social ultra-religiosa, cujos diálogos se concentram num jogo de contradições com o objectivo de expor questões existenciais, tais como qual é o significado da vida, onde estão os meus sonhos, os meus desejos? Ambos, confrontados com a morte inevitável, passam por mudanças surpreendentes. Os conflitos variam entre drama e comédia explorando as nuances da realidade, imagens, lugar para divergências, e prática da imaginação. Devido às peculiaridades do texto teatral, a concepção de um encenador identifiquei elementos que são utilizados para colocar personagens em cena, performance e envolvimento de actores nas personagens e, além disso, para demonstrar a crença do autor da peça Nazareno Tourinho numa mudança de pessoa graças ao teatro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Bene Martins
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".