Para um questionamento da performance mediada pelos meios tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0015Palavras-chave:
Ontologia dos média, Performance digital, Reprodução da performance, Signos de Peirce, InterpretaçãoResumo
No seu artigo "Contra a Ontologia: Making Distinctions between Live and the Mediatized", Philip Auslander, ao discutir sobre o espectáculo contemporâneo, afirma que, apesar das fronteiras entre os eventos "ao vivo" e "mediatizados" estarem a estreitar-se e cada vez mais diluídas, existe ainda uma forte resistência quando os media assumem o papel principal num espectáculo. Auslander aponta o dedo a alguns académicos e teóricos da performance acusando-os de transformar a discussão sobre o "ao vivo" e o "mediatizado" num melodrama, mesmo considerando que um evento ao vivo tem integridade ontológica contra a petrificação e dominação dos media. Ao colocar o discurso num evento ao vivo como um acto de resistência, estes estudiosos estão a declarar guerra à mediação tecnológica da performance. No entanto, segundo Auslander, este ponto de vista é inútil. Por conseguinte, o autor sugere que se abalem os fundamentos das teorias que se opõem aos dois tipos de eventos que antecipam a Ontologia dos Meios de Comunicação Social. Este artigo empreende a discussão iniciada por Auslander, questionando os usos dos media numa performance, centrando-se em como uma gravação vídeo digital de uma performance pode ter uma leitura estética em si, sem comprometer a ideia da integridade artística da obra ou tomando o lugar da obra original.
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