Hidebehind transitando el cuerpo habitado: ejercicios de captura y permanencia
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009Palavras-chave:
Fita MÖBIUS, Corpo, Arquivo, Captura, DançaResumo
Este ensaio analisa a intersecção entre a dança e a historicidade na performance Hidebehind (2018), da coreógrafa brasileira Josefa Pereira, apresentada em 2019 em Lisboa no Teatro do Bairro Alto. Com o seu movimento para trás num movi‑mento circular interrompido pelo gesto, Hidebehind convida ‑nos a pensar na dança e a interromper o nosso movimento histórico para o questionar activa‑mente. Com base nos princípios da fita de Möbius e da dupla divisão do corpo através do plano coronal, a coreógrafa define na sua operação de captura o ponto de intersecção de várias presenças e temporalidades em simultâneo. O seu corpo, através de mecanismos de repetição e da irrupção do gesto, apresenta ‑se como um arquivo crítico que desestabiliza e transforma os nossos paradigmas percep‑tivos, questionando as categorias binárias em vigor no pensamento ocidental. Como transitar o esborramento destes limites na operação de captura? Que potencialidades se encontram na performance para trabalhar com o tempo, recordar e traçar futuros?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Laura Rozas Letelier
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".