Hidebehind transitando el cuerpo habitado: ejercicios de captura y permanencia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009

Keywords:

MÖBIUS strip, Body, Archive, Capture, Dance

Abstract

Este ensaio analisa a intersecção entre a dança e a historicidade na performance Hidebehind (2018), da coreógrafa brasileira Josefa Pereira, apresentada em 2019 em Lisboa no Teatro do Bairro Alto. Com o seu movimento para trás num movimento circular interrompido pelo gesto, Hidebehind convida‑nos a pensar na dança e a interromper o nosso movimento histórico para o questionar activamente. Com base nos princípios da fita de Möbius e da dupla divisão do corpo através do plano coronal, a coreógrafa define na sua operação de captura o ponto de intersecção de várias presenças e temporalidades em simultâneo. O seu corpo, através de mecanismos de repetição e da irrupção do gesto, apresenta‑se como um arquivo crítico que desestabiliza e transforma os nossos paradigmas perceptivos, questionando as categorias binárias em vigor no pensamento ocidental. Como transitar o esborramento destes limites na operação de captura? Que potencialidades se encontram na performance para trabalhar com o tempo, recordar e traçar futuros?

Downloads

Downloads

Published

2021-04-01

How to Cite

Rozas Letelier, L. (2021). Hidebehind transitando el cuerpo habitado: ejercicios de captura y permanencia. Sinais De Cena, (5), 137–150. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0009

Issue

Section

Essays (Applied studies)