Territórios criativos de um possível Teatro Migrante - O caso do Movimento Zebra
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0003Palavras-chave:
Teatro migrante, territórios criativos, Movimento Zebra, Interculturalidade, DescolonizaçãoResumo
Este artigo apresenta um estudo de caso descritivo realizado durante o ano de 2021 como parte do Projeto Movimento Zebra, com a intenção de demonstrar que o teatro é uma ferramenta eficaz para a criação de territórios criativos interculturais. A proposta do termo "Teatro Migrante" é inspirada nos estudos de Emma Cox (2014), Szabolcs Musca (2019) e Musca & Corrêa (2020), com uma expansão desse termo para abrir possibilidades de movimento e errância, ao mesmo tempo em que inaugura uma experiência de corporalidade e espaço ético em diálogo com o conceito de interculturalidade, conforme definido pelo autor Nestor Garcia Canclini (2009), à luz da decolonialidade expressa na pesquisa da escritora Catherine Walsh (2018).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Patrícia Anthony
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".