Carta-performance: pensamento artístico e mise-en-scène enunciativa
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0004Palavras-chave:
prática como investigação, performatividade da linguagem, carta, enunciação, ausênciaResumo
O ensaio pretende refletir sobre e colocar em prática o gesto performativo como um meio de tocar o outro através do género epistolar. Num método de prática-pesquisa, a escrita criativa é usada para mostrar a performatividade da linguagem - a fala como ação sensível - e a pesquisa é utilizada para fornecer comentários e explicações teóricas, e, assim, promover o pensamento crítico. Como um experimento de articulação de duas vias (Baetens, 2019), adere às proposições de conhecimento tácito. Apresentando uma mise-en-scène de vozes, a saída pretendida sugere que a comunicação é o ato de enviar (Derrida, 2007), intermitente e insistente, e, portanto, onde a agência se torna uma ausência palpável. Esse movimento contrasta com o confinamento - a página em branco ou nossos quartos. Essas cartas, entendidas como um teatro de vidas, textualizam relações, primeiro com o leitor (e todo ato de leitura), em segundo lugar, num relato pessoal sobre a espectadora Mónica Calle, e, em terceiro lugar, com o outro (ou outros) no eu. Elas testemunham a passagem do tempo e a falta de conhecimento, entrelaçando carnalidade e escrita, papéis de gênero e feminismo, assim como efemeridade com memória através de seus efeitos performativos. Nesse procedimento de elaboração, são copiados brilhantes exemplos de gatos, fantasmas e chocos fritos numa intertextualidade discursiva de ida e volta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 António Figueiredo Marques
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".